sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nova York x Gordura Trans



Nova York elimina a gordura trans dos pratos de restaurante .

Hoje venho com um assunto sobre saúde e que há um tempo vem preocupando as pessoas, a famosa gordura trans que de vez em quando sem querer nos pegamos lendo nas embalagens de bolacha, salgadinhos e etc.

A idéia no artigo de hoje é passar a vocês o que é a tal gordura trans e informar o quanto ela é prejudicial a nossa saúde atualmente uma das maiores metrópoles do mundo Nova York eliminou dos restaurantes a tão perigosa gordura.


A gordura trans é produzida a partir da transformação da estrutura do óleo vegetal que pode gerar o entupimento das artérias.

Agora é lei: a partir de julho deste ano, as gorduras trans não vão mais poder ser utilizadas pelos restaurantes nova-iorquinos. É o que determina uma resolução do Conselho de Saúde da cidade. No Brasil, ainda não chegamos a tanto, mas desde o ano passado, os fabricantes são obrigados a informar aos consumidores se os alimentos vendidos possuem algum tipo de gordura trans em sua composição.

A gordura trans é produzida a partir da transformação da estrutura do óleo vegetal. Esses óleos (de milho, de girassol e o azeite) - também conhecidos como gorduras insaturadas-, passam por um processo industrial de hidrogenação, que consiste na adição de uma molécula de hidrogênio. O resultado desse processo é a solidificação do óleo em temperatura ambiente, processo utilizado pela indústria para aumentar a vida útil dos alimentos.

A gordura trans possui maior densidade comparada aos óleos vegetais. Quando absorvida pelo fígado, passa a "competir" com os ácidos graxos essenciais (presente no óleo de milho, girassol, azeite e peixes), ajudando a diminuir a produção de HDL (conhecida também como "bom colesterol") fazendo sobrar o LDL (o mau colesterol), que leva pode gerar o entupimento das artérias.
Este entupimento das artérias pode provocar vários tipos de problema a saúde como um infarto, pressão alta, dentre outros.

Espero aqui ter conseguido explicar o porque essa tal gordura é tão prejudicial e que bom que já estamos pegando o hábito de verificar as informações nas embalagens dos produtos.

Saúde acima de tudo !


Abraço

Nenhum comentário: