quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Como Encarar a Segunda-Feira !


ODEIO segunda-feira!

Estive fora do ar nesses dias por conta de ter ido pagar mais uma promessa daquelas “depois do ilisarov”, fui para a Fazenda da família Dossi curtir o feriado e poder estar perto da natureza e dos bichos que lá não faltam desde um jumento que adora avisar que te viu emitindo aquele som característico até as araras ao lado da casa para um bom dia mesmo que seja chuvoso.

Ao chegar e voltar a rotina encontrei um artigo sobre a segunda feira e confesso que há muito tempo ouço essa frase a não ser como na segunda passada 12 de outubro Feriado a segunda-feira foi muito boa e ninguém reclamou de ser segunda-feira ao contrário todos amaram. Abaixo o porque dessa neura toda.
Podemos começar pelo Domingo à noite, é só ouvir a música do fantástico e bate aquela deprê e pronto Reunião com o chefe, entrega de um trabalho, início de dieta e das aulas na academia...Vêm à mente todas as obrigações e os planos que foram postergados ou programados para o primeiro dia útil da semana, a segunda-feira.
Se institutos de pesquisa como Ibope e Datafolha realizassem um levantamento sobre o dia mais detestado da semana, a resposta de mais de 99,9% dos entrevistados seria óbvia: Odeio segunda... E sem margem de erro.

Exageros à parte, por que a segundona gera tanta aversão e ansiedade? Um dos motivos para tanto mau humor talvez esteja na mudança dos ponteiros do nosso relógio biológico, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR, uma entidade internacional dedicada ao estudo do estresse. Os horários geralmente são menos rígidos no sábado e no domingo, explica a especialista, a gente quebra a rotina nessas 48 horas: dorme mais do que de costume, come fora de hora ou mais tarde que o habitual sem falar nos goles a mais nas mesas dos bares.

Daí, chega a segunda-feira e o organismo tem de, numa curta fração de tempo, reajustar seus ponteiros para voltar à labuta cotidiana. É esse processo de readaptação, segundo Ana Maria, que está por trás do cansaço e da preguiça que pintam logo de manhãzinha.
Uma recomendação dos especialistas é de você não se sentir relaxado somente no final de semana e sim durante a semana porque o domingo é dia de cinema por exemplo e não na quarta ou na quinta , o happy hour só na sexta entendeu dias que podem mesmo sem ser final de semana serem prazeirosos. Não deixando toda a carga de lazer para os dois dias do final de semana de repente pode ser pouco. Fazendo um devido equilíbrio pode-se tornar a segunda-feira menos chata.

Ou seja, pregar os olhos na noite de domingo acaba demorando mais e, como conseqüência, o corpo sente na segunda-feira efeitos similares aos do jet lag. Além do sono, o coração também padece nesse dia. Uma pesquisa publicada na Revista de Saúde Pública mostrou que o pico de hospitalizações por problemas cardiovasculares e infarto do miocárdio na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, ocorria na... Nem precisa dizer, né?

Pois então eu tenho como dica e confesso que já usei e deu certo a tática de não assistir o Fantástico no Domingo muito menos ouvir a música de abertura ok !

Abraço

Boa Segunda-Feira que vem...

Nenhum comentário: