sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sindrome da Pressa




Ontem mesmo comentei com minha esposa que agora ela esta mais tranqüila e calma pois tendo que me acompanhar manco e de muleta precisa andar mais devagar que se estivesse sozinha, hoje me deparei com este artigo e pude provar e conhecer mais este bem que estou fazendo a ela, tenho que começar a ver o lado bom da coisa não é mesmo.

Diz o ditado popular que a pressa é inimiga da perfeição. Mas não só dela: é inimiga da saúde também. As pressões do cotidiano e o ritmo de vida cada vez mais frenético têm levado a um distúrbio que alguns especialistas classificam como a síndrome da pressa - um mal que atinge pelo menos 30% dos brasileiros. Esta síndrome é estudada desde os anos 80 e é um dos problemas que mais levam pessoas a procurarem tratamento médico e psicológico.

Tensão, hostilidade, impaciência, sono agitado e passos exageradamente rápidos são algumas das características deste mal contemporâneo. Além dos problemas comportamentais, a síndrome da pressa pode desencadear doenças como depressão, pânico, hipertensão e distúrbios gástricos e intestinais.

A síndrome não tem uma faixa etária específica de incidência, porém, geralmente atinge pessoas que dispõem de energia para se ocupar de inúmeras funções jovens e adultos.(Comenta a Psicóloga Tânia Coe).

Apesar da alta incidência do problema, grande parte da população brasileira desconhece a síndrome, o que preocupa médicos e psicólogos.

Sendo assim tenha calma sem pressa a Vida é curta então curta a Vida!
Pense um pouco mais em você e na sua Qualidade de Vida .

Abraço


Fonte: Portal Terra

Ps: Devo estar fora do ar por uns dias, férias merecidas, retorno em novembro.


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Por que um Personal Trainer ?



Hoje venho neste Blog venho homenagear meus amigos que trabalham com Personal, há anos atrás um professor de Ed. Física se dedicando exclusivamente a um aluno durante uma hora era chamado de louco , hoje em dia é a coisa mais normal e digo mais não é mais luxo como dizem que só as estralas globais ou de Hollywood podem ter.


O personal trainer hoje em dia no mercado é um diferencial. O aluno contrata o personal para ter um treinamento mais personalizado. Não dizendo que o atual professor da academia não esta preparado para dar esse tipo de suporte, mas engloba um monte de coisas. Além do básico como perda de peso e ganho de massa, condicionamento físico, explosão muscular, os casos mais comuns tem-se também o aluno que tem um problema sério de coluna, joelho, articulações em geral, e vai querer uma atenção especial. E aí contrata um personal especializado naquela área.

Todo personal tem aquele aluno que só treina com personal não só para objetivos e sim para uma terapia. Hoje com a correria do dia-a-dia as pessoas precisam mais do que exercícios físicos precisam de pessoas, os alunos contam problemas que até jamais seria contato para outra pessoa até membro da família, o personal fica sabendo.
Hoje em dia, alguns personais são especializados em áreas de alimentação, fisioterapia, (reabilitação em geral), psicologia comportamental, etc. Mas também existem trabalhos com auxílios de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, acumputuristas e até quiropraxistas.
Sempre um respeitando o campo de trabalho do outro.

Por isso digo, “PERSONAL HOJE EM DIA NÃO É LUXO, E SIM NECESSIDADE.

Abraço

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Etendendo a Corrida



Uma das atividades físicas mais praticadas pelas pessoas hoje em dia até mesmo para fugir do sedentarismo e combater o stress é a corrida basta um lugar adequado ou uma esteira, um par de tênis, uma oupa comfortável e pronto.


Mas é preciso alguns cuidados onde se precisa atenção:

A corrida é descrita como um movimento cíclico das fases de contato com o solo e oscilação sucessivamente. A força vertical desse movimento é absorvida pelos pés, pernas, coxas, pelve e coluna. Ela representa:

:: 2 vezes o seu peso corporal no trote e;
:: 4 vezes o seu peso corporal nas corridas de velocidade.

A base da corrida encontra-se nos pés que, além de absorver a maior parte do impacto, dão equilíbrio dinâmico ao resto do corpo, impulsionando-o para frente.

A passada deve começar no calcanhar, absorvendo a maior parte do impacto com o chão, passando pelo centro do pé e terminando nas extremidades.

Quando essa mecânica é feita de forma diferente, todo o peso do corpo é transferido negativamente para os joelhos, quadris e coluna. Sendo feito errado esse processo pode ocasionar dores localizadas nos pés e costas além do desgaste concentrado em partes do tênis.

O tênis é de suma importância correr sem o tênis adequado pode ser prejudicial ao seu desempenho, desmotivá-lo e fazer com que você desista de seu treino rapidamente. Pois há 3 tipos diferentes de pisada e você deverá saber qual é a sua.

Por isso, antes de sair "desbravando" as pistas de corrida de sua cidade, procure fazer um teste de pisada para saber que calçado irá atendê-lo melhor. Em caso de dúvidas, marque uma consulta com um bom ortopedista. Este profissional saberá como orientá-lo melhor a atingir os resultados que você deseja com saúde e sem lesões.


Bom Treino !

Abraço


Fonte: Dr. José Felipe Alloza, mestre em ortopedia pela Universidade Federal de São Paulo e médico assistente do Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte da Universidade Federal do Paraná.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Neurônios - Célebro Humano



Hoje trago uma curiosidade e uma grande descoberta dos cientistas e o melhor brasileiros, a descoberta do número real de neurônios do celebro humano.

Os cientistas brasileiros conseguiram pela primeira vez contar com precisão quantos neurônios existem no cérebro humano. A descoberta que pode mudar, no futuro, o tratamento de doenças associadas ao cérebro foi feira pelos neurocientistas Suzana Herculano-Houzel e Robert Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As informações são do jornal Bom Dia Brasil.
Os neurocientistas estudaram cérebros sadios de homens entre 50 e 70 anos durante seis anos de pesquisas.
De acordo com o estudo, temos 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro. Até então a ciência achava que tínhamos 100 bilhões, mas era um número aproximado, sem comprovação científica.
Os cientistas descobriram também que o nosso cérebro é maior do que o dos primatas, mas isso não significa que somos especiais. O número dos nossos neurônios é compatível com a dimensão cerebral que temos. Outra descoberta importante é que 50% das células que estão na caixa craniana são neurônios, e não 10%, como pensavam os estudiosos.
Sabemos por cima em outros artigos alguns cálculos de quanto em porcentagem usamos de nosso célebro agora com este número exato podemos mensurar o quanto ainda podemos explorar de nós mesmos em relação a ele.
Dizem que daqui a 10 anos os cientistas farão um celebro artificial coisa que duvido muito tamanha a complexidade que o Todo Poderoso criou , mas vamos aguardar...
Abraço

Fonte: UNICONSCIÊNCIA Pesquisa & Estudo _ 2009.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Escolhendo a Escada - Fun Theory




Hoje ao procurar um artigo para postar e vendo alguns e-mails recebi este de uma prima minha a Bia, que aqui deixo o crédito, sobre uma idéia que simplesmente achei sensacional e repasso a vocês e que não deixa de ter o lado bom da coisa ao combate ao sedentarismo.

Vejam só que nada é impossível mesmo basta querer e ir até o fim.

A ação, feita em conjunto pela agência de publicidade DDB e pela Volkswagen, foi implantada em um metrô de Estocolmo, na Suécia.
Imagine que você está descendo ou subindo as escadas do metrô, como faz habitualmente todos os dias, e começa a ouvir sons de piano, tocados em ritmo que vai de acordo com os seus passos. Essa foi a proposta da agência de publicidade DDB em uma parceria com a Volkswagen.

As duas empresas se reuniram para criarem um experimento chamado, Fun Theory (algo como "teoria divertida", em inglês), uma tentativa bem ambiciosa de tentar mudar os hábitos sedentários dos moradores da capital da Suécia, Estocolmo.

Para isso, transformaram as escadas de uma estação de metrô em um piano, o que aumentou surpreendentemente o uso das escadas em 66%. O resultado você confere no vídeo abaixo:

A idéia além de genial é divertida e desperta a curiosidade das pessoas fazendo com que saiam do comodismo e da zona de conforto de uma forma lúdica e até com um pouco de movimento (exercícios físicos) desenvolvem também outras habilidades durante o mesmo percurso que faria só pensando na vida olhando pro nada, como musicalidade e a própria criatividade ao utilizar a escada, que até então era morta e fria, ficou bom isso hem... !

Imagina isso no metrô de São Paulo estação da Sé !!

Abraço




quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Os Benefícios do Alongamento




Hoje falo sobre um assunto que nem todos gostam até acreditam ser perda de tempo mas que é de suma importância para o corpo e para o nosso organismo.

O Alongamento:

Seja para melhorar seu desempenho nos esportes, reduzir o risco de lesões, corrigir a postura ou aliviar a tensão e as dores, alongar-se traz muitos benefícios.
  • Corrige a postura
  • Massageia os órgãos internos
  • Aumenta o Bem Estar
  • Alivia as Dores Musculares, relaxamento
  • Mantém os Músculos maleáveis
  • Ajuda a termos mais consciência corporal do próprio corpo

É muito importante alongar-se antes e, principalmente, depois de exercícios físicos para proteger o corpo de lesões. Alongar-se enquanto os músculos estão aquecidos é o momento ideal para ampliar os movimentos. Realizar esforço físico e não se alongar depois pode levar ao enrijecimento dos músculos e causar distensões musculares.

Alongar-se é uma atividade tranqüila, relaxante e não competitiva. O superalongamento lhe dá liberdade para atuar segundo suas próprias orientações e sentir-se bem consigo próprio; relaxa os músculos e a mente. Explore mais o corpo e desenvolva todo o seu potencial ao desfrutar o alongamento e movimentos mais livres.

A respiração deve ser tranqüila e profunda, necessária durante o alongamento, também beneficia os órgãos e faz com que funcionem de maneira mais eficaz, pois estimula a liberação de toxinas para fora do corpo cada vez que você expira.

Mesmo durante as atividades do dia-a –dia, durante o trabalho é possível de se fazer um breve alongamento para relaxar a tensão ou mesmo corrigir uma postura inadequada durante um determinado tempo.

Mas para se ter todos os benefícios de um bom alongamento é preciso estar bem orientado(a) com um profissional de Educação Física que poderá lhe instruir e acompanhar durante os exercícios bem como toda a parte de respiração fundamental para o sucesso do trabalho.

Enfim Alongue-se !

Abraço

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Poder do Sorriso !




Xô cara feia! O remédio para melhorar a vida é bem simples: um belo e intenso sorriso no rosto (que pode, inclusive, curar doenças). Duvida?
Abaixo resumi alguns artigos que explicam o porque você pode ser feliz com boa saúde.

Um movimento, fácil e supergostoso, é realmente capaz de fazer milagres. “O riso, ou seja, a contração de 28 músculos faciais, aciona no cérebro a produção de endorfina. Elas se disseminam por toda a área corporal e dão a sensação de bem-estar físico e emocional”, explica o Dr. Eduardo Lambert, médico clínico geral, pós-graduado em Homeopatia e autor do livro “A Terapia do Riso” (Ed. Pensamento).

Exatamente por isso que, quanto mais se ri, mais feliz você fica. E o riso é tão poderoso que, durante o relaxamento dos músculos, pode também relaxar partes demais, como o esfíncter. Pronto, é nessa hora que você ri de fazer xixi na calça, pensa que é brincadeira é sério. Mas tudo bem: o que pode ser vergonha para você vai ajudar o bem estar daquele amigo que estava ao lado. Afinal, ele vai gargalhar ainda mais com a cena.
Boas doses de riso também ajuda a prevenir algumas doenças. A gargalhada baixa o nível dos hormônios do estresse. “Com menos cortisol e adrenalina no organismo, o sistema imunológico se fortalece”, garante o especialista.
Rir pra ficar em forma
Pode acreditar: caprichar na risada de 10 a 15 minutos do seu dia ajuda a emagrecer 50 calorias, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade Vanderbilt, nos EUA. Parece pouco, mas, se você se dedicar diariamente, perderá 2 quilos em um ano, sem precisar recorrer àqueles regimes malucos que tiram o humor de qualquer pessoa.
Hoje, temos palhaços que invadem até hospitais para receitar e aplicar doses cavalares de alegria e muito riso em crianças doentes. É o caso dos Doutores da Alegria, que realizam cerca de 75 mil visitas por ano a crianças internadas em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte. E qual a posologia recomendada de tanta felicidade? “A besteirologia deve ser aplicada diariamente até que o paciente não saiba mais como ficar triste. É remédio para a vida toda”, garantem os Doutores.
Mas calma não precisa também passar o dia rindo mas sempre ter um equilíbrio de bom humor na correria do dia-a-dia não faz mal ao contrário faz e muito bem.
Isso me fez lembrar uma frase que meu amigo Dadão me enviou.
“Trabalhe como se fosse viver para sempre, divirta-se como se fosse morrer amanhã”
Abraço









segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Relógio Biológico - Como Ajustar ?



Pronto novamente estamos no horário de verão, para uns muito bom para outros horrível, mas ambos tem que acertar o seu relógio biológico, o relógio foi adiantado em uma hora isso significa que no relógio digital ou mesmo mecânico quando toca 6 horas da manhã esta certo mas o seu biológico ainda não , porque mesmo!?


O termo relógio biológico é uma metáfora para uma parte do cérebro responsável pelo controle dos ritmos biológicos (chamados circadianos, que são ritmos com duração de 24 horas). É ele que regula os horários de dormir, acordar, comer e também outras atividades do corpo como esvaziar os intestinos e a bexiga e produzir hormônios como a melatonina, o cortisol e o hormônio do crescimento.


É também por causa dele que mudanças bruscas de horário, como mudança para o horário de verão, voltar ao trabalho ou às aulas depois das férias, e viagens com troca de fuso horário, não são fáceis. Isso acontece porque o corpo se mantém no horário anterior, fazendo com que os relógios (o mecânico e o biológico) saiam de sincronia.
Assim, se você estava acostumado a dormir e acordar um determinado horário, durante o horário de verão ou na volta das férias ao trabalho, seu organismo vai continuar seguindo o horário antigo, e você vai sentir mais dificuldade para acordar cedo, sonolência durante o dia e provavelmente não vai ter sono na hora de se deitar (se você for se deitar mais cedo). É provável também que não sinta fome na hora do almoço ou do jantar, por exemplo. Essa falta de sincronia do relógio biológico também provoca insônia, alteração de humor e queda do rendimento físico e mental em alguns casos.

Mas como qualquer relógio, o relógio biológico também pode ser ajustado. Naturalmente o corpo se acostuma com as mudanças e o relógio biológico se adapta aos novos horários. Mas isso demora cerca de uma semana (algumas pessoas podem demorar mais tempo, ou menos) e é preciso manter uma rotina para que o organismo se acostume.

Temos uma dica dada pelos cientistas é a exposição a Luz, principalmente pessoas com dificuldade de dormir tarde e acordar cedo, recomendam a exposição à luz solar ou mesmo artificial como o melhor modo para ajustá-lo.

Outra explicação científica diz que o corpo possui vários mecanismos homeostáticos, como o aumento da produção de suor em ambientes quentes, o que provoca a diminuição da temperatura do corpo. O sono é uma resposta do organismo que acumulou muitas horas de vigília (período em que se manteve acordado), assim os demais fatores citados acima. É por isso que, mesmo a luz sendo o maior regulador do relógio biológico, o corpo ainda possui um ciclo de 24 horas independente se está claro ou escuro. "Mesmo se estivermos em uma rotina constante, sob a mesma intensidade de luz, ainda temos o ciclo de 24 horas e a necessidade de dormir", explica o neurologista Flávio Aloé, coordenador do Centro Interdepartamental de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas da USP.

Concluímos então que apesar das divergências científicas fico com a opção de se manter a rotina seguindo o novo horário do Relógio mecânico mesmo e após uma ou duas semanas o nosso Relógio Biológico esta acertado e com a vantagem do Happy Hour tem um pôr do sol mais longo...


Abraço

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

News Recuperação 02





Hoje venho com mais uma nota da minha recuperação, como comentado anteriormente estou me focando agora no joelho, na semana passada a pedido do Dr. Paulo Berlfein, especializado em joelho, fiz uma resonância magnética para que possa ver o que realmente foi afetado no joelho até então só com hipóteses desde o acidente, ma delas ainda no hospital fui informado que minha patela havia ficado no asfalto , fato que em uma das várias radiografias foi possivel ver que ela estava ainda esta comigo ,meio deslocada mas aqui rsrsrsrs .


Na semana que vem tenho o retorno ao médico mas pelo laudo que li e meu fisioterapeuta também pude ter algumas surpresas até boas, traduzindo a linguagem médica poso dizer que:
  • Os ligamentos laterais que se previa não existirem mais, estão intáctos;
  • O Ligamento da Patela e o tendão do Quadríceps tranquilos e anatômicos;
  • Minisculos sem sinais de Roptura;
  • Uma Fratura na Fíbula ( osso próximo a Tíbia ) ;
  • Ligamento cruzado posterior com roptura das fibras.

Em resumo, ou melhor traduzindo , uma cirurgia de maior preocupação pelo ligamento lateral não mais será necessária já que estão comigo, a fratura na Fíbula pode ter sido devido ainda estar com a musculatura fraca e comecei a andar , risco previsto no meu caso , o ligamento cruzado posterior pode esperar outros tratamentos ou mesmo nem ser necessário uma cirurgia.

O que ainda impede a minha flexão de joelho são edemas musculares ao redor do mesmo estou tratando isso com a fisioterapia e caso o médico indique uma leve cirurgia onde por meio de anestesia voltam o mesmo , falando português claro, no braço, até 90º .

Abaixo um filme que recebi de meu fisioterapeuta onde podem ver o que relatei acima todos os ligamentos inclusive o que esta rompido.

Um Abraço


Fórmua 1 - Interlagos 2009


Chegou ao Brasil sob chuva e tempo ruim em São Paulo finalmente o circo da Fórmula 1 neste final de semana o campeonato poderá ser definido a briga esta forte temos 3 pilotos na disputa Jason Button é o grande favorito com 85 pontos seguido de Rubens Barrichello com 71 pontos e Sebastian Vettel com 69 pontos.

Rubens Barrichello tenta levar a decisão do título para o GP de Abu Dhabi, o último da temporada, mas para isso precisa contar muito com a sorte, abaixo as possibilidades da sorte:

- Se Button chegar até o 4° lugar, precisa vencer

- Se Button chegar até o 6° lugar, precisa ficar em 2°

- Se Button chegar até o 8° lugar, precisa ficar em 3°

- Se Button chegar até o 9° lugar, precisa ficar em 4°

Para Button se consagrar campeão da temporada precisa chegar em 1º, 2º ou 3º , entendeu a sorte que Rubinho vai precisar. O todo poderoso dirigente Bernie Ecclestone pediu um favor a Button para deixar a decisão para Abu Dhabi, acho difícil dele aceitar.

Enquanto a corrida na pista ainda não começou que nos bastidores esta a todo vapor com a entrada das equipes novas e a mudança de pilotos posso adiantar que Rubens Barrichello irá para a Williams , Fernando Alonso será o novo parceiro de Felipe Massa na Ferrari, Kimi Raikkonen e Giancarlo Fisichella estão com o futuro indefiniido para 2010.

Teremos e chegada de mais um Brasileiro o sobrinho de Ayrton Senna, Bruno Senna chegará em 2010 com a nova equipe Campos, já de olho num patrocinador brasileiro e como Pai é Pai Nelson Piquet já foi visto nos corredores de Interlagos procurando emprego para o filho depois do caso de Cingapura.

Aacredito ser difícil até ele mesmo Nelsinho já esteve nos Estados Unidos fazendo testes na Equipe Toyota Tundra da categoria Nascar Truck Series - Equipe Red Horse, sabe como é não interessa mais agora aonde mas sim estar acelarando.

A Rede Globo transmite o treino classificatório no sábado às 14:00 h e no domingo a corrida também às 14:00 h , horário de Brasília.

Para a Bandeirada final teremos a presença de Felipe Massa.

Boa corrida à todos boa torcida para Rubinho que vai precisar...

Abraço

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Executivos são Alvo do Estresse



Competitividade no ambiente de trabalho e agenda extenuante são alguns dos instigadores do estresse crônico, pano de fundo de diversas doenças, como o acidente vascular cerebral e o enfarte.

Uma pesquisa realizada pela Med-Rio Check-up revelou que, dos executivos avaliados, 70% dos homens e 55% das mulheres apresentam altos níveis de estresse, adotando um estilo de vida inadequado, competitivo e obsessivo por resultados.

O indivíduo estressado fica vulnerável à ocorrência de doenças degenerativas e infecções de repetição, apresentam distúrbios alimentares e de sono, falhas de memória e de concentração e maior irritabilidade. Isso sem contar as dificuldades no relacionamento interpessoal, desestruturação da vida familiar, queda na performance e na eficiência; fatores que, somados, podem levar ao desemprego e à depressão.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), na União Europeia, o custo com problemas de saúde mental relacionados ao trabalho supera 3% do PIB. Na Inglaterra, três em cada dez funcionários são vítimas das "exigências de produtividade", ao custo de 10% do PIB. Na Alemanha, 7% das aposentadorias precoces são provocadas por depressões.

Nos EUA, o estresse custa às empresas US$ 200 bilhões por ano, em função do absenteísmo, perda de produtividade, internações hospitalares, indenizações de seguros e despesas judiciais.

Dados de um estudo elaborado pela Isma-BR (International Stress Manegement Association no Brasil) apontam que o estresse foi responsável por um aumento de 140% nos gastos trabalhistas das empresas nas últimas décadas.
De olho no prejuízo, e mais atentas à saúde de seus executivos, muitas empresas já estão investindo em programas contra o estresse, campanhas de conscientização para a necessidade do lazer, além da realização de check-ups médicos, que podem prevenir a evolução e proporcionar programas de promoção a saúde individuais.
É importante lembrar que, além de investir no bem-estar de seus funcionários, paralelamente, o executivo deve estar atento à sua própria saúde. Hábitos como o tabagismo, álcool, maus hábitos alimentares e sedentarismo devem ser abolidos. Alimentação equilibrada, sono repousante e prática de atividades físicas regulares, além de cultivar a espiritualidade, são ferramentas fundamentais para a boa gestão do estresse.

Evitar esse mal não é difícil, difícil é vencer a famosa preguiça e a desculpe que não tenho tempo, procure colocar na sua agenda "executiva" pelo menos uma hora para você mesmo e assuma um compromisso com sua saúde e bem estar, de repente fique mais fácil assim.
Abraço


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Como Encarar a Segunda-Feira !


ODEIO segunda-feira!

Estive fora do ar nesses dias por conta de ter ido pagar mais uma promessa daquelas “depois do ilisarov”, fui para a Fazenda da família Dossi curtir o feriado e poder estar perto da natureza e dos bichos que lá não faltam desde um jumento que adora avisar que te viu emitindo aquele som característico até as araras ao lado da casa para um bom dia mesmo que seja chuvoso.

Ao chegar e voltar a rotina encontrei um artigo sobre a segunda feira e confesso que há muito tempo ouço essa frase a não ser como na segunda passada 12 de outubro Feriado a segunda-feira foi muito boa e ninguém reclamou de ser segunda-feira ao contrário todos amaram. Abaixo o porque dessa neura toda.
Podemos começar pelo Domingo à noite, é só ouvir a música do fantástico e bate aquela deprê e pronto Reunião com o chefe, entrega de um trabalho, início de dieta e das aulas na academia...Vêm à mente todas as obrigações e os planos que foram postergados ou programados para o primeiro dia útil da semana, a segunda-feira.
Se institutos de pesquisa como Ibope e Datafolha realizassem um levantamento sobre o dia mais detestado da semana, a resposta de mais de 99,9% dos entrevistados seria óbvia: Odeio segunda... E sem margem de erro.

Exageros à parte, por que a segundona gera tanta aversão e ansiedade? Um dos motivos para tanto mau humor talvez esteja na mudança dos ponteiros do nosso relógio biológico, afirma a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR, uma entidade internacional dedicada ao estudo do estresse. Os horários geralmente são menos rígidos no sábado e no domingo, explica a especialista, a gente quebra a rotina nessas 48 horas: dorme mais do que de costume, come fora de hora ou mais tarde que o habitual sem falar nos goles a mais nas mesas dos bares.

Daí, chega a segunda-feira e o organismo tem de, numa curta fração de tempo, reajustar seus ponteiros para voltar à labuta cotidiana. É esse processo de readaptação, segundo Ana Maria, que está por trás do cansaço e da preguiça que pintam logo de manhãzinha.
Uma recomendação dos especialistas é de você não se sentir relaxado somente no final de semana e sim durante a semana porque o domingo é dia de cinema por exemplo e não na quarta ou na quinta , o happy hour só na sexta entendeu dias que podem mesmo sem ser final de semana serem prazeirosos. Não deixando toda a carga de lazer para os dois dias do final de semana de repente pode ser pouco. Fazendo um devido equilíbrio pode-se tornar a segunda-feira menos chata.

Ou seja, pregar os olhos na noite de domingo acaba demorando mais e, como conseqüência, o corpo sente na segunda-feira efeitos similares aos do jet lag. Além do sono, o coração também padece nesse dia. Uma pesquisa publicada na Revista de Saúde Pública mostrou que o pico de hospitalizações por problemas cardiovasculares e infarto do miocárdio na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, ocorria na... Nem precisa dizer, né?

Pois então eu tenho como dica e confesso que já usei e deu certo a tática de não assistir o Fantástico no Domingo muito menos ouvir a música de abertura ok !

Abraço

Boa Segunda-Feira que vem...

sábado, 10 de outubro de 2009

Treinamento Funcional



Uma nova modalidade de treinamento chegando as academias e a o mercado denomina-se Treinamento funcional (TF) ou seja , um método de fortalecimento muscular. O treinamento funcional trabalha grande parte dos músculos do corpo num único exercício, queima muitas calorias e desenvolve a coordenação motora. Abaixo passo a vocês o que é e para que serve.

O TF utiliza materiais e técnicas que estimulam não só o fortalecimento de músculos, mas principalmente a funcionalidade dos movimentos. Isso significa que o aumento da força deve vir acompanhado de refinamento neural a força tem de ser realizada de forma coordenada, com equilíbrio e velocidade, tudo isso da forma mais parecida possível com os movimentos exigidos pela modalidade esportiva praticada.

O TF, além da possibilidade de trazer ganhos mais específicos, oferece uma variação grande de exercícios, tornando o treinamento de força bastante estimulante. Aliás, esse tipo de treinamento é uma ferramenta bastante universal, pois auxilia tanto no treinamento das pessoas nas academias, pessoas que se lesionaram e passam por processo de reabilitação até atletas das mais variadas modalidades e idosos. Por outro lado, o TF exige a supervisão constante de um profissional e, em alguns casos, o uso de alguns materiais específicos.

Mas muita calma nessa hora, a musculação tradicional com pesos e aparelhos NÃO deve ser descartada! Anilhas, halteres e aparelhos oferecem maior segurança aos praticantes por se tratar de movimentos mais simples e controlados. Outro ponto a favor da musculação tem a ver com a sobrecarga, que pode ser mais facilmente quantificada e administrada, facilitando o controle do treinamento. E não podemos esquecer que a força geral e a massa muscular adquiridas através dos aparelhos será a base para ser aprimorada posteriormente pelo Treinamento funcional além do equilíbrio nos exercícios.

Depois disso tudo o que você esta esperando contrate logo seu professor e vamos treinar !!
Abraço

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nova York x Gordura Trans



Nova York elimina a gordura trans dos pratos de restaurante .

Hoje venho com um assunto sobre saúde e que há um tempo vem preocupando as pessoas, a famosa gordura trans que de vez em quando sem querer nos pegamos lendo nas embalagens de bolacha, salgadinhos e etc.

A idéia no artigo de hoje é passar a vocês o que é a tal gordura trans e informar o quanto ela é prejudicial a nossa saúde atualmente uma das maiores metrópoles do mundo Nova York eliminou dos restaurantes a tão perigosa gordura.


A gordura trans é produzida a partir da transformação da estrutura do óleo vegetal que pode gerar o entupimento das artérias.

Agora é lei: a partir de julho deste ano, as gorduras trans não vão mais poder ser utilizadas pelos restaurantes nova-iorquinos. É o que determina uma resolução do Conselho de Saúde da cidade. No Brasil, ainda não chegamos a tanto, mas desde o ano passado, os fabricantes são obrigados a informar aos consumidores se os alimentos vendidos possuem algum tipo de gordura trans em sua composição.

A gordura trans é produzida a partir da transformação da estrutura do óleo vegetal. Esses óleos (de milho, de girassol e o azeite) - também conhecidos como gorduras insaturadas-, passam por um processo industrial de hidrogenação, que consiste na adição de uma molécula de hidrogênio. O resultado desse processo é a solidificação do óleo em temperatura ambiente, processo utilizado pela indústria para aumentar a vida útil dos alimentos.

A gordura trans possui maior densidade comparada aos óleos vegetais. Quando absorvida pelo fígado, passa a "competir" com os ácidos graxos essenciais (presente no óleo de milho, girassol, azeite e peixes), ajudando a diminuir a produção de HDL (conhecida também como "bom colesterol") fazendo sobrar o LDL (o mau colesterol), que leva pode gerar o entupimento das artérias.
Este entupimento das artérias pode provocar vários tipos de problema a saúde como um infarto, pressão alta, dentre outros.

Espero aqui ter conseguido explicar o porque essa tal gordura é tão prejudicial e que bom que já estamos pegando o hábito de verificar as informações nas embalagens dos produtos.

Saúde acima de tudo !


Abraço

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Atletas de Final de Semana


Poderia até completar o título como Atletas de Final de Semana - Perigo à vista !

Todos nós sabemos que existe muita gente que se enquadra nesse perfil sim os famosos “Atletas de final de Semana”, aqueles que só joga uma bolinha com os amigos toda quarta , mas só quarta, aquele que corre todo sábado , mas só sábado enfim essas pessoas precisam saber que qualquer atividade física tem que ter uma periodicidade regular para que o corpo se adapte ao esforço e não venha a causar alguns problemas devido a falta desta periodicidade.

Isso faz com que a musculatura não esteja preparada para suportar determinados estímulos cada vez ou seja aquela única vez que o indivíduo submeteu a mesma a determinado esforço isso compromete as articulações podendo até sofrer lesões graves com soluções somente em cirurgias principalmente a região do joelho e tornozelo.

Digo isso pois são os casos mais comuns em homens acostumados ao futebolzinho com os amigos sempre volta um ou outro com uma lesão ou fratura segundo os registros nas ortopedias hospitalares.

O ideal, seria praticar esporte três vezes por semana, mas a pelada ainda é melhor do que o sedentarismo completo. Se essas pessoas se movimentarem um pouco mais na semana, pode ser uma caminhada leve ou um alongamento, já teriam um resultado diferente no jogo. Podendo pedir um pouco mais deveriam fazer sim uma avaliçaõ física ou mesmo um exame médico completo para mensurar as suas capacidades físicas e não passar do limites.

Garanto que com essas pequenas mudanças de hábito além de se sentir melhor fisicamente e de saúde o futebolzinho com os amigos vai ter um melhor resultado e voltará para casa sem lesões.

Abraço

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Obesidade




Mais da metade da população brasileira sofre com sobrepeso ou obesidade, mostra estudo. E essa preocupação já é mundial principalmente nos Estados Unidos onde cada vez a população esta obesa e os estudos e projetos para o combate só aumentam.

Abaixo relato um artigo que recebi sobre obesidade com alguns números.

Cinquenta e seis por cento da população brasileira sofre com excesso de peso. O estudo Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), produzido pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de São Paulo (USP), mostra que 43,3% da população estão com o peso acima dos níveis recomendados (sobrepeso) e 13% estão obesos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera com sobrepeso as pessoas que estão com Índice de Massa Corporal (IMC)* igual ou acima de 25, e obesas as que têm IMC a partir de 30.
“Temos uma tendência histórica de elevação no país e no mundo inteiro de sobrepeso e obesidade. Para reduzir esses níveis é fundamental que a gente avance tanto na prática de exercícios físicos regulares quanto na alimentação saudável”, avalia a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do ministério, Deborah Malta. De acordo com ela, o aumento do consumo de frutas e hortaliças e a diminuição da ingestão de carnes com gorduras ainda não são suficientes para conter essa “epidemia”.
“Um fator que nos traz preocupação é o aumento do consumo abusivo de álcool para essa tendência de crescimento da obesidade e do sobrepeso”, alerta o coordenador do Vigitel.
No Brasil, o índice de pessoas que ultrapassam esta barreira é de 19%, no total. Os homens jovens e as mulheres em geral são os grupos que mais preocupam. Entre eles, o consumo abusivo de álcool chega a 30% na faixa que vai de 18 a 44 anos. Entre as mulheres, apesar de o índice ainda ser bem menor, o consumo subiu de 8,1% da população feminina em 2006, para 10,5% em 2008 – aumento de cerca de 20%.

O diagnóstico médico prévio de hipertensão arterial também teve um aumento, segundo constatou o estudo. Os números subiram de 21,6% dos entrevistados em 2006, para 23,1% em 2008.
Este artigo vem comprovar o quanto é importante cada vez mais falarmos e orientarmos as pessoas sobre os riscos, posso dizer, dessa doença e como combatê-la. Tudo em prol da Saúde e Qualidade de Vida.
*Peso dividido pela altura ao quadrado.

Um Abraço

sábado, 3 de outubro de 2009

OLIMPÍADAS - Rio 2016 !!



Hoje mesmo tendo o Grande Prêmio de Fórmula 1 no Japão, tenho que optar por um fato importantíssimo a todos nós Brasileiros e como eu sempre ligado ao esporte de suma importância algo imaginável e que graças a Deus pude estar vivo para receber a notícia e quero estar para assistir a vitória do Rio de Janeiro vencedor da cidade sede das Olimpíadas de 2016, concorrendo com Chicago, Madrid e Tóquio.

O Brasil chegou a perder para Madrid na primeira rodada mas chegou a vitória na terceira e para obter esta vitória trabalhou forte com campanhas e investimentos durante três anos e finalmente ela chegou merecida mente, tínhamos sim algo muito forte a nosso favor nunca se realizou uma Olimpíada na America Latina e em conjunto com os discursos feitos em Copenhague na Dinamarca, cidade da votação alguns até mesmo emocionantes como disse o próprio presidente com alma e coração foi difícil de não ganharmos, parece que todos ali presentes viram que o Brasil era realmente o vencedor mesmo antes do resultado final.

Podemos dizer que essa vitória tão merecida também teve um alto investimento, vamos aos números, só a campanha para levar o Rio de Janeiro até a votação final, já consumiu R$ 138 milhões. O maior patrocínio foi do governo federal, que repassou R$ 55,2 milhões para os gastos com a candidatura. Até os jogos para a preparação de toda a estrutura estima-se um investimento de R$ R$ 25,9 bilhões, o lado bom é a geração de empregos imagina o que vai precisar de gente até lá para preparar tudo isso, a palavra de ordem agora é trabalho, trabalho, trabalho.

De acordo com os integrantes do COI, o que mais contou foi o chamado que o Brasil fez à entidade: votar pelo Rio seria "optar por um novo caminho no movimento olímpico, universalizar os Jogos e desfazer as injustiças das últimas décadas".

Além de todos os significados simbólicos, o Brasil repetirá o feito realizado pelo México nos anos 60, pela Alemanha nos 70 e pelos Estados Unidos nos 90 e será sede da Copa e da Olimpíada em apenas dois anos.

Enfim depois de um pouco de números, informações e até mesmo de História só posso finalizar com um grande Parabéns Brasil - Rio de Janeiro cidade maravilhosa!

Abraço

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Atividades Físicas - Um Hábito para a Vida.


A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.

Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força do tônus muscular, de flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças pode ajudar no desenvolvimento das atividades psicomotoras.

Com relação a saúde física, observamos perda de peso, perda da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do Diabetes, diminuição do Colesterol total e aumento do HDL-Colesterol (o “Colesterol Bom”) . Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade relacionada a elas. A pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morrer por doenças do coração em 40%. Isto mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação de substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o celebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, há uma boa recuperação na auto-estima, bem como a redução da ansiedade e do estresse ajuda no tratamento da depressão.

Interessante notar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde. Porém, as maiores diferenças na incidência de doenças ocorrem entre os indivíduos sedentários e os pouco ativos. Entre os últimos e aqueles que se exercitam mais, a diferença não é tão grande. Assim não é necessária a prática intensa de atividade física para que se garantam benefícios à saúde. O mínimo de atividade física necessária para que se alcance esse objetivo é de mais ou menos 200 Kcal/dia. Dessa forma, atividades que consomem mais energia podem ser realizadas por menos tempo e com menor freqüência, enquanto aquelas com maior gasto devem ser realizadas por mais tempo e/ou mais freqüentes.

Enfim não estou dizendo aqui que você deve ser um super atleta o mesmo se tornar um rato de academia , mas que pretique alguma atividade física e fuja do sedentarismo, precisa de uma dica, começe por uma que você goste assim não corre o perigo de desistir.


Mãos a obra, ou melhor ao treino!


Abraço







quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Corrida - Repouso para ir mais longe ...


O processo de recuperação do corpo é tão importante quando os dias de treino pesado. Entenda como o descanso ajuda a melhorar seu desempenho .

Se você é um daqueles atletas fissurados em baixar seu tempo e que se apavora ao ver escrito na sua planilha a palavra “descanso” em alguns dias, precisa rever seus conceitos de treinamento de corrida.
O repouso durante a semana de treinamento é muito importante para a performance do corredor. Isso porque as adaptações fisiológicas acontecem, em sua maioria, nesse período, ou seja, o seu organismo assimila o treinamento nos momentos de descanso. Mas é importante ressaltar que só um profissional é capaz de dosar as cargas de treino com os momentos de repouso, para que haja um melhor aproveitamento do exercício.

Além disso, outro fator importante relacionado ao descanso é evitar lesões e carga de treino excessiva (overtrainning). É durante o repouso que o atleta tem maior capacidade de perceber os sinais do corpo, que podem indicar algum tipo de contusão ou sintomas do overtrainning. Por isso, não despreze os repousos previstos em sua planilha e, caso se sinta disposto, peça para o seu treinador lhe recomendar alguma atividade de recuperação ativa, como natação, por exemplo.
Em suma você precisa dar um tempo a sua musculatura para ela se recuperar e voltar mais forte isso é fisiológico.
Abraço