sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Desafio - Alimentação dos Filhos

Há muito tempo ouço falar deste assunto inclusive quando eu era criança, hoje em dia este assunto esta cada vez mais tomando espaço inclusive com o aumento da obesidade infantil.

As refeições nem sempre são tranquilas quando há crianças à mesa. Elas se distraem facilmente, querem brincar, e os pais querem que elas comam, se alimentem bem. Acaba sendo uma queda de braço, mas não precisa ser assim.

Crianças que comem bem levam, em média, 19 minutos para terminar a refeição. Mas na maioria dos casos brinca com os talheres, mexe na comida, enrola, arruma o cabelo, brinca com o guardanapo / talheres e no final faz cara de quem não gostou.

Se deixarmos as crianças comem só o que gostam todos os dias e principalmente o que não é saudável para ela, precisamos com bom tato e muita paciência educar a criança e informar os porquês estamos querendo que elas comam isso ou aquilo. Costumo dizer “Sanduíche / Pizza é muito bom mas toda dia não dá né...!”

Dos dois aos cincos anos, as crianças começam a ter preferências, a escolher o que querem comer. É muito comum nessa fase elas dizerem que não gostam de um alimento sem nunca ter experimentado. Nessa hora, os pais devem redobrar a atenção, porque se o comportamento não é corrigido agora, a tendência é piorar depois.

Os médicos dão dicas práticas:

:: Na hora da refeição, tudo o que distraia a criança deve ser evitado.
:: As comidas favoritas devem estar no cardápio, mas não podem ser as únicas.
:: Ofereça alimentos variados e em pequenas quantidades.
:: Controle os líquidos, para que eles não ocupem o lugar da comida.
:: Evite estresse. Não brigue nem se mostre tenso ou irritado com a demora.
:: Limite o tempo das refeições.

Boa Sorte !
Abraço

Nenhum comentário: