quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vigorexia: Você Malha demais?



Atualmente esta se constatando um aumento nas doenças psicológicas como a vigorexia, anorexia e a bulemia , esta semana lendo uma revista sobre saúde aprendi mais uma, nova, a ortorexia, no decorrer dos artigos vou explicar a diferença delas e o porquê do surgimento das mesmas . Já que são doenças imperceptíveis e quando é costatada geralmente já esta avançada.

Vamos primeiro entender quando a doença se disfarça de saúde.
Malhar demais pode ser um problema tão grave quanto malhar de menos. Às vezes, até pior porque a pessoa que malha demais quase nunca percebe que tem um problema. Problema, aliás, que tem nome: Vigorexia.
Tudo isto é muito mais sério do que se imagina, e a pessoa que apresenta este quadro pode precisar de cuidados psiquiátricos, segundo os psicólogos, psiquiatras e especialistas em Terapia Corporal , é difícil diagnosticar o problema porque ele pode ser mascarado pela questão da saúde.
É comum que as pessoas associem boa saúde a atividade física, o que é meia verdade, porque as atividades devem ser adequadas às condições físicas e à idade da pessoa em questão e seu biótipo, entre outros fatores, e não ser uma busca incessante e exagerada.
Há alguns sinais que podem indicar isso:
- Você gasta mais de 2 horas por dia malhando? Duas horas é o tempo máximo de atividade física diária, que deve ser dividida em parte aeróbica, musculação e alongamento.
- Você sente fadiga extrema?
- Você apresenta lesões recorrentes, nos ossos, ligamentos ou tendões?
- Você tem obsessão por boa forma?
- Você encara a atividade física como purgação (por exemplo: come demais e corre para queimar as calorias depois)?
Se você respondeu "sim" a duas ou mais questões acima, é bom rever suas atividades físicas. Na esfera psicológica, a vigorexia acaba levando a outros problemas, como dificuldades na vida social, afastamento de amigos e depressão.

Moral da história: querer mudar o corpo um pouquinho, melhorar um detalhezinho aqui e outro ali, é normal e completamente saudável. O problema é quando a expectativa é irreal, acabando por prejudicar seu corpo e sua mente.
Aí é hora de parar e repensar seu estilo de vida, e, se necessário, procurar ajuda profissional, como um bom psicólogo ou psiquiatra, sem medo ou vergonha.
Malhar é bom mas como tudo tem limites.
Depois eu volto com a Anorexia.
Abraço

Nenhum comentário: