![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7GFloeSZ4gY3LFnAR6EQyXIE_nfXByf02P7vCzcACaIpNOc70VgS-H7Imm25bixzt3sEPVyjczFjedxMBkym-pxFllMN4frJRJATr064Crdx-L6PH4NxJxh3FTQ4Bd3V5blpRD1q4Ys0/s320/esteira+1.jpg)
Mas, o que você deve ter ouvido pouco é que a musculação pode ser mais eficiente para perder peso do que correr na esteira ou pedalar na bicicleta. Não acredita? Então, preste atenção: Os aeróbios queimam mais calorias do que os exercícios com pesos. O que pouca gente sabe é que o corpo que tem a musculatura desenvolvida queima, naturalmente, muito mais calorias o dia inteiro, e não apenas no momento do exercício.
Vou explicar melhor, caloria é energia. O corpo usa energia para tudo (andar, trabalhar, tomar banho e até dormir). A musculatura desenvolvida precisa de mais combustível para fazer essas atividades, portanto, queima mais calorias.“Os exercícios aeróbios não proporcionam um aumento considerável de massa muscular. Não estimulam os músculos do tronco e dos membros superiores. E, assim que você pára o exercício aeróbio, o metabolismo do corpo desacelera. Então, fazer esteira queima calorias, claro. Mas, assim que você parar a atividade, essa queima cai. Já a musculação aumenta o gasto constante de calorias, acelera o metabolismo e, com uma dieta adequada, você emagrece mais rápido.A literatura explica que é preciso entender que mudando a estrutura ativa do organismo (os músculos) as mudanças do corpo serão mais consistentes. Mas lembre-se que a musculação é uma excelente atividade, mas não faz milagre: “O que controla o peso da pessoa é o que ela ingere. Se a alimentação continuar exatamente a mesma de antes dos exercícios, fica mais difícil emagrecer”. As mulheres em geral tem medo de fazer um trabalho na musculação pelo simples tabu criado que vão ficar musculosas e perder as formas femininas, isso posso adiantar que se fizer um trabalho bem orientado por um profissional de Ed. Física qualificado não vai acontecer, pelo contrário.
A necessidade calórica, basicamente, é determinada pelo funcionamento do cérebro e de todos os músculos do corpo, voluntários e involuntários – como os dos braços e pernas, ou o coração e o sistema digestório, respectivamente. Quando os músculos voluntários não são estimulados, eles têm poucas necessidades calóricas, por isso, pouca comida é suficiente para fazer o corpo funcionar. Quando têm estímulo (com exercícios), a necessidade calórica aumenta bastante. Aconselha-se que a musculação bem feita deve ser praticada no máximo de três a quatro vezes por semana, durante 60 a 90 minutos. Mais do que isso é exagero. Todo mundo pode fazer, a musculação para qualquer pessoa, porém, se for acompanhada por um profissional e depois de realizar os exames para saber como anda a saúde antes de malhar. O bom professor é capaz de adequar um treino de musculação para qualquer pessoa, de acordo com o quadro físico e a idade. Os obesos, por exemplo, muitas vezes sofrem de pressão alta e outras enfermidades causadas pelo excesso de peso. Nesse caso, a prática de exercícios aeróbios elevam ainda mais a pressão, através do aumento da freqüência cardíaca. A musculação proporciona bons efeitos sem alterar os batimentos do coração.
Mas calma aeróbios são bons, sim!
Ninguém está dizendo que os aeróbios não são bons exercícios. O ideal é incluí-los na rotina de atividades. Eles são bem-vindos para quem quer emagrecer, afinal, queimam calorias. E fazem bem à saúde. A musculação foi mitificada há muito tempo e sem fundamento. Até pouco tempo, médicos achavam que professores de musculação eram bárbaros, que iam obrigar seus alunos a tomar anabolizantes . As pessoas consideravam que o esporte era coisa de homem, que jamais deveria ser feito por mulheres e, se os velhinhos praticassem poderiam até morrer. Tudo mito. A verdade é que a musculação é uma atividade saudável e, como qualquer outra, precisa de avaliação médica antes de ser praticada.
Você não gosta de musculação? Tem certeza?
A primeira dica é : Procurar um bom professor.
E agora, preste atenção nos seguintes itens:
- Respeite os limites do seu corpo. A musculação exige esforço, mas, não exagere!
- Os pesos devem ser ajustados gradativamente.
- O programa deve ser alterada pelo professor, de acordo com a experiência do praticante, condições físicas e objetivos.
- Nada de pegar dicas do seu amigo da academia. Por mais experiência que tenha, ele não é formado em Educação Física e não pode instruir você.
- Diga ao instrutor qual é seu objetivo (emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar a saúde).
- Não deixe que o professor te dê uma ficha de treino e te abandone fazendo aquelas séries. Cobre dele explicações sobre o que está fazendo.
- Veja se o seu programa foi criado especialmente para você. Musculação não é receita de bolo. Deve ser personalizada.
- Se você estiver desmotivado, diga. É obrigação do professor manter você estimulado. Mas, saiba que o desafio sempre leva você em frente. Não fuja dele.
- Não esqueça de passar pelo médico antes de começar a puxar ferro.
Um abraço.
Bom Treino !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário