![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEieF0vbxBDsKsP0F49F9TrMsOos8R7hwFfsr4l3E3WFZnF_iMSBh3m0joW4VLVTSALcBADdCrkm5MbHi0eIYOA823j-FlCmt8hJPAnd9Xt-24Ow8kFPQlR_wObQ4-bRD26L-jrlx1huhl4/s200/anorexia+01.jpg)
A Anorexia Nervosa é um transtorno onde a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a níveis abaixo do peso mínimo normal. Essas pessoas na maoiria delas mulheres têm plena convicção de que são gordas e a ideia de virem a ganhar algumas gramas as apvora e geram certa angústia. Geralmente afetam as modelos o simples fato de se olharem no espelho e "se verem gordas" as fazem emagrecer mais e mais e ficarem cada vez mais magras.
Existem algumas outras caracteristicas que possam sinalizar a doença além da obsessão pela ideia do emagrecimento, como o peso corporal é uma obsessão e o pensamento gira sempre em torno de comida é comum colecionarem receitas e cozinhem para que os outros sua volta comam por elas.
As mulheres, tem seu cilclo menstrual interrompido por no mínimo 3 semanas consecutivas e o corpo perde toda sua característica feminina devido o exagero do emagrecimento. Mesmo assim permanecem em constante dieta hipocalórica e estão sempre insatisfeitas com a sua aparência física e com a crença de que estão gordas.
As anorexias desenvolvem rituais estranhos em torno da alimentação e muitas vezes comem escondido. Outra obsessão são os exercícios físicos que são praticados em exegero para acelerar a perda de peso e compensar o mínimo de ingestão alimentar.
A Anorexia Nervosa faz com que a vivência da forma do corpo seja distorcida e gera sofrimento.
Muitas chegam a necessitar de internamento hospitalar devido ao risco de óbito pela baixa ingestão alimentar.
Existem 2 tipos de Anorexia Nervosa:
1. Quando a pessoa apenas recusa-se a manter o peso corporal no nível normal e priva-se de comer, sem no entanto envolver-se em auto-indução de vômitos e abuso de diuréticos e laxantes.
2. Quando a pessoa alterna jejuns prolongados com episódios de comer compulsivamente e posterior purgação através de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos.
O Tratamento:
Em geral a Anorexia Nervosa esta assossiada à depressão e por isso é tratada com antidepressivos.
Meu comentário em relação a este artigo acredito que esta doença possa ser evitada se a pessoa manter a sua alto estima e bem consigo mesma, sem exageros com uma boa alimentação equilibrada e saudável e exercícios físicos regularmente, desta forma será difícil a depressão tomar conta desta pessoa.
Abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário