quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Progresso no Mundo Fitness


Hoje venho informar à todos que desde o início do mês de setembro de 2009 a Academia Qualidade Física de Campo Grande / MS adquiriu o programa Face2Face da Academia Bio Ritmo de São Paulo Capital.

Este programa tem como sua caracteristica principal um melhor atendimento ao aluno com um acompanhamento individualizado desde o momento em que o mesmo ingressa na Academia , da recepção passando pela avaliação Física , uma entrevista para melhor conhecer o aluno e poder traçar melhor seus objetivos de treino e melhores condições físicas dentre outras vantagens de qualidade no atendimento.

Este programa foi criado na Austrália depois de já obter sucesso em vários países chegou ao Brasil pala Academia Bio Ritmo onde o nosso amigo Prof. de Educação Física e diretor da Academia Qualidade Física Maurício de Castro em sua atualização em um curso em São Paulo o conheceu e troxe para Campo Grande.

Isso mostra de uma vez por todas o crescimento do mercado Fitness em Campo Grande melhorando ainda mais a Saúde e Qualidade de Vida das pessoas com qualidade e comprometimento.

E já informo que vem muito mais por ai vou informando por aqui aos poucos pois não é pouca coisa não.

Deixo aqui meus Parabéns ao meu amigo Maurício e toda Equipe da Qualidade Física pela aquisição.

Abraço

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sete Dicas para espantar o Stress !


Há muito tempo que já se fala em Stress do cotidiano e das pessoas e da suas consequências a saúde , atualmente um novo grupo de cientistas estão caminhando para dizer sobre os benefícios do Stress. Pelo sim pelo não deixo aqui para vocês algumas dicas de como espantá-lo pois na minha opinião pessoal continuo com a versão antiga sobre as consequências prejudiciais a saúde, e cada vez mais informar que a vida tem que ser vivida , não digo para não se preocupar e correr atrás dos sonhos que todos temos mas deve haver um bom equilíbrio nisso tudo se não fica difícil de aguentar toda a pressão e a correria que as vezes nós mesmos nos submetemos.


Não há nada pior do que aquela pessoa que vive a mil por hora, sempre tensa e prestes a explodir, não é verdade? Se você costuma se comportar dessa maneira, tome cuidado! Esse ritmo completamente acelerado é uma ótima porta para o estresse, essa doença que está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo e é extremamente prejudicial à saúde e a sua beleza. Para que os danos sejam minimizados, abaixo estão algumas dicas para você mandar embora qualquer pequeno sinal de estresse que atravesse seu caminho no dia-a-dia.

1 – Espante o mau-humor! Para que isso aconteça é essencial que você se abasteça de pensamentos positivos. Acreditar que tudo vai dar certo e lutar para que os sonhos se tornem realidade faz toda a diferença. Ocupe a sua mente de coisas boas e energias produtivas.

2 – Nada de querer abraçar o mundo! Saber dar um passo de cada vez também é muito importante. Respeitar os seus limites e aprender a conviver com você mesmo e com as outras pessoas exatamente como elas são, respeitando todos os defeitos e reconhecendo as qualidades, é o princípio básico para uma vida tranquila e feliz.

3 – Aprenda a compartilhar as tristezas. Desabafar sobre os seus problemas, seja com que for, fará com que você consiga se sentir mais aliviado. Escutar conselhos, ouvir uma segunda opinião, tudo isso pode te ajudar a superar os obstáculos, por mais difíceis que eles pareçam ser.

4 – Pense grande, mas mantenha o seu pé no chão! Com certeza é primordial que você viva sonhando. Por mais longe que eles pareçam estar, os sonhos nos abastecem de esperança e nos fazem ter coragem e determinação para seguir em frente. Mas, um pouco de sensatez não faz mal a ninguém!

5 – Aprenda a dizer não! Tudo bem que algumas palavras como “nunca”, “azar”, entre outras, têm que ser banidas do nosso vocabulário. Mas, isso não quer dizer que você deva sempre concordar com tudo, até mesmo com as situações que não te fazem bem. Dizer não faz parte da vida e saber a hora certa de fazê-lo é uma dádiva.

6 – Nada de descontar na comida as suas frustrações! Quem nunca atacou uma panela de brigadeiro em um dia de muita tristeza? Apesar de todos cometerem esse “pecado”, a dica é que essa atitude faça parte apenas do seu passado. Isso só fará com que você engorde e acabe arrumando outro motivo para se estressar.

7 – Ria o máximo que puder! Serenidade e descontração são requisitos essenciais para uma vida harmônica e alegre. Aposte no bom humor e procure não se aborrecer com coisas pequenas. A vida é muito curta para você ficar levando tudo tão a sério.

Depois dessas dicas deixo o resto com vocês ok !


Abraço



















sábado, 26 de setembro de 2009

Fórmula 1 - GP de Cingapura


Hoje para registrar aqui nesse Blog e começar a falar sobre esportes porque não as informações do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Cingapura, que hoje teve seu treino oficial para o Grid de Largada de amanhã dia 27 de setembro de 2009.
Pela manhã ao assistir o treino apesar da torcida pelo nosso único brasileiro na categoria depois de toda confusão que o Nelsinho Piquet causou na Renault , pude ver que o desespero de Rubens Barrichello em conseguir a pole nos últimos minutos da terceira fase do treino veio a bater e feio danificando boa parte dos carro na dianteira causando uma bandeira vermelha no treino faltando 26 segundos para o término, como disse o Galvão Bueno dos males o menor pois assim ela caiu da 5º colocação que estava para a 10º, já que faltando segundos não daria mais tempo de ninguém entrar na pista e ameaçar o seu lugar e para completar ficou a frente de seu concorrente número 1 Jason Button que já na segunda fase do treino ficou fora em 12º lugar no Grid.
A pole-position ficou com o inglês Lewis Hamilton, mas ainda podemos ter muitas emoções durante a corrida no circuito de Marina Bay em Cingapura a corrida é à noite , mesmo com uma mega ilumição dita que vale mais do que 4 estádios de futebol acessos sabemos que a noite é mais complicado de se dirigir imagina um carro de Fórmula 1 mesmo com toda tecnologia a diferença tem e muito a ver com o piloto.
Como estamos falando de Fórmula 1 posso aqui comentar alguma coisa que ouvi e li sobre os bastidores , por exemplo o caso da Renault após o julgamento final teve uma punição maior para Flávio Briatore que foi punido para sempre da Fórmula 1 nem no Paddock pode aperecer para o piloto Nelsinho Piquet, como confessou e entregou todo o esquema não teve punição inclusive já tem até equipe interessada nele para o ano que vem basta a patrocinadora aceitar mas esta difícil , sabe como é ele erou feio no meio do esporte até seu amigo Rubens Barrichello chegou a comentar que se fosse verdade não merecia estar de volta a Fórmula um.
Para finalizar hoje no canal sportTV ouvi algo sobre a dança dos pilotos para a temporada 2010, como por exemplo Rubens Barrichello continua na Brawn mas aberto a negociações inclusive se conseguir ganhar o campeonato, Kimi Raikkonen sai da Ferrari e dá lugar a Fernado Alonso que deverá ser o novo parceiro de Felipe Massa , mas não fica sem emprego pois a nova Equipe Mercedez já anunciada para 2010 dá preferência para ele "O homem de gelo".
Abaixo o Grid de Largada do GP de Cingapura - até a 10ª Colocação.
A Globo transmite ao vivo as 09:00 - horário de Brasilia.


1º Lewis Hamilton - McLaren Mercedes - 1:47.891
2º Sebastian Vettel - ALE Red Bull Renault - 1:48.204
3º Nico Rosberg - ALE Williams Toyota - 1:48.348
4º Mark Webber - AUS Red Bull Renault - 1:48.722
5º Fernando Alonso - ESP Renault - 1:49.054
6º Timo Glock - ALE Toyota - 1:49.180
7º Nick Heidfeld - ALE BMW Sauber - 1:49.307
8º Robert Kubica - POL BMW Sauber - 1:49.514
9º Heikki Kovalainen - FIN McLaren Mercedes - 1:49.778
10º Rubens Barrichello - BRA Brawn Mercedes - 1:48.828
Abraço boa Corrida !

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

News Recuperação 01.



Hoje dei um tempo nos artigos e vou falar um pouco da minha recuperação que esta cada dia mais evoluindo, conforme dito anteriormente no texto "Como nasceu esse Blog", hoje tenho uma comemoração muito boa depois de tudo que já passei nesses 8 meses e sei que ainda tem muito chão nessa estrada, posso dizer que finalmente pude me vestir como queria sabe como é pensar numa roupa que quer pôr e não conseguir não pelo fato de estar acima do peso aquela coisa de o ziper não fecha rsrsr, mas porque tinha uma bota de ilisarov/gaiola impedindo a passagem e por um bom tempo depois da gaiola veio a tala e finalmente pude ver minha perna sem nada e a calça jeans consegui colocar uhuuu pulos mentalmente fisicamente ainda impossível.
Mas chego lá agradecendo e muito aos meus médicos Dr. Décio Teixeira responsável pelo ilisarov e minha tíbia de volta e o Dr. Evandro Barbosa responsável pela reconstrução do meu quadril e fêmur.
Nos meus últimos retornos a eles o Dr. Décio finalizou sua parte e o Dr. Evandro elogiou muito e se surpreendeu ao me ver de calça jeans e todo arrumadinho rsrs , comentei com ele que eu era assim só que ele como estava de plantão no dia do meu acidente me conheceu todo quebrado, ensaguentado e pelado .... então ta explicado o susto. Devido o avanço da calcificação do fêmur e cabeça do fêmur que se desprendeu do mesmo me librou para andar com uma só muleta , para mim mais uma fase conquistada a 4º a saber:
1º De cama praticamente imóvel dependendo em tudo das pessoas (somente o braço direito com movimento).
2º Cadeira de Rodas _ Com ajuda de amigos para subir e descer até aprender a subir sozinho e manobrar ainda
dependendo das pessoas.
3º Andando com muletas as duas, ainda de ilisarov um peso para carregar, aprendendo e adquirindo confiança a cada dia .
4º Liberado para uma muleta só e até mesmo subir escadas.
Esta última frase muito importante e para também se comemrar , vamos eu e a Lisa poder subir o quarto/sala para cima do sobrado que moramos e mais um passo na volta do caminho da vida nromal.
Próximos passos fazer exames na perna os quais o ilisarov atrapalhavam e muito exames de comprimento osseo, exames neurológicos com os nervos das pernas, exames no joelho para a preparação e estudo da cirurgia e por fim um exame para verificar o que afetou a circulação da perna as veias.
Bem estou muito feliz e caminhando pra a melhora sempre na luta da minha recuperação , já voltei a trabalhar na Loja (CI Central de Intercâmbio) da Lisa aqui em Campo Grande, já fui convidado a retornar a Academia para umas entrevistas para um programa novo o qual já fiz o curso ainda de ilisarov e estou a todo vapor para a melhora sei que tudo isso em boa parte depende e muito de mim.
Para finalizar na quarta-feira passada levei minha esposa no cinema, uma das várias promessas que fiz comecei a pagar. Promessas como quando tirar o ilisarov te levo no cinema , quando tirar o ilisarov ... entendeu rsrsr .
O filme ótimo já vai a dica "A Verdade Nua e Crua" _ Comédia, nem precisa de sinopse vai que é bom boas risadas os protagonistas são ótimos.
Fico por aqui , hoje subi a escada de casa mais tranquilo do que esperava e vou comemorar lá fora numa mesa de mármore que adoro vendo o fim de tarde aqui em Campo Grande bom demais com uma cervejinha trincando para comemorar , depois volto com mais news .
Abraço

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bulimia Nervosa

Continuando com a série doenças psicológicas hoje trago o artigo sobre a Bulimia Nervosa.

A Bulimia Nervosa é um transtorno alimentar em que o indivíduo tem episódios frequentes de ingestão alimentar compulsiva. Em pouco tempo o bulímico consome grande quantidade de alimentos e de preferência, alimentos hipercalóricos. Existe um sentimento de falta de controle sobre o comportamento de comer e o indivíduo sente-se incapaz de parar de alimentar-se.

Em geral come muito rápido e chega a passar mal, pois ingere grandes quantidades de comida num período de tempo determinado. Para compensar a ingestão alimentar exagerada, o bulímico faz longos períodos de jejum, induzem vômitos, usam laxantes, diuréticos e praticam exercícios físicos de forma obsessiva.
Em geral o bulímico mantém seu peso no nível normal ou pouco acima do normal e por isso seu problema passa despercebido. Em geral se alimentam pouco na frente dos outros e quando a sós comem compulsivamente.
Depois se "desintoxicam" passando longos períodos dentro do banheiro para induzirem vômitos ou fazendo jejuns prolongados.


Alguns outros sinais indicam a Bulemia Nervosa, como a Anorexia Nervosa , há a interrupção da menstruação; o interesse exclusivo por alimentos e calorias e rituais alimentares; obsessão por exercícios físicos; a presença de depressão grave e o comer escondido como prática comum.


O que diferencia a Bulimia Nervosa é a ingestão compulsiva e exagerada de alimentos; a alimentação excessiva sem ganho de peso; a auto-indução de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos e não se tem dois tipos.

Alguns bulímicos tem problema de dependência de drogas e álcool e de furto compulsivo (cleptomania).
Nem todo bulêmico induz ao vômito, neste caso o peso é mantido devido aos jejuns e exercícios físicos praticados obsessivamente.

Tratamento:

Como na Anorexia Nervosa, na Bulimia Nervosa há presença de Depressão. Por isso, os antidepressivos são aconselhados.

No aspecto psicoterápico a questão gira em torno do controle, que surge excessivo nos jejuns e desaparece por completo nas compulsões. E quase regra que o bulímico padeça de sentimento de culpa após seus rituais de comer compulsivo e tenha dificuldades nos relacionamentos interpessoais.

Há algo seu que sempre esconde (vômitos, comer, furtar) o que leva a supor que há algo subjetivo que também não se mantém em segredo.

Enfim pode-se evitar essa doença com um alimentação saudável, uma organização alimentar e exercícios físicos.
Até a última doença da série a Ortorexia.
Abraço

sábado, 19 de setembro de 2009

Anorexia Nervosa



Continuando com a série de doenças psicológicas hoje volto com a Anorexia Nervosa.
A Anorexia Nervosa é um transtorno onde a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a níveis abaixo do peso mínimo normal. Essas pessoas na maoiria delas mulheres têm plena convicção de que são gordas e a ideia de virem a ganhar algumas gramas as apvora e geram certa angústia. Geralmente afetam as modelos o simples fato de se olharem no espelho e "se verem gordas" as fazem emagrecer mais e mais e ficarem cada vez mais magras.
Existem algumas outras caracteristicas que possam sinalizar a doença além da obsessão pela ideia do emagrecimento, como o peso corporal é uma obsessão e o pensamento gira sempre em torno de comida é comum colecionarem receitas e cozinhem para que os outros sua volta comam por elas.
As mulheres, tem seu cilclo menstrual interrompido por no mínimo 3 semanas consecutivas e o corpo perde toda sua característica feminina devido o exagero do emagrecimento. Mesmo assim permanecem em constante dieta hipocalórica e estão sempre insatisfeitas com a sua aparência física e com a crença de que estão gordas.
As anorexias desenvolvem rituais estranhos em torno da alimentação e muitas vezes comem escondido. Outra obsessão são os exercícios físicos que são praticados em exegero para acelerar a perda de peso e compensar o mínimo de ingestão alimentar.
A Anorexia Nervosa faz com que a vivência da forma do corpo seja distorcida e gera sofrimento.
Muitas chegam a necessitar de internamento hospitalar devido ao risco de óbito pela baixa ingestão alimentar.
Existem 2 tipos de Anorexia Nervosa:
1. Quando a pessoa apenas recusa-se a manter o peso corporal no nível normal e priva-se de comer, sem no entanto envolver-se em auto-indução de vômitos e abuso de diuréticos e laxantes.
2. Quando a pessoa alterna jejuns prolongados com episódios de comer compulsivamente e posterior purgação através de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos.
O Tratamento:
Em geral a Anorexia Nervosa esta assossiada à depressão e por isso é tratada com antidepressivos.
Meu comentário em relação a este artigo acredito que esta doença possa ser evitada se a pessoa manter a sua alto estima e bem consigo mesma, sem exageros com uma boa alimentação equilibrada e saudável e exercícios físicos regularmente, desta forma será difícil a depressão tomar conta desta pessoa.
Abraço

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vigorexia: Você Malha demais?



Atualmente esta se constatando um aumento nas doenças psicológicas como a vigorexia, anorexia e a bulemia , esta semana lendo uma revista sobre saúde aprendi mais uma, nova, a ortorexia, no decorrer dos artigos vou explicar a diferença delas e o porquê do surgimento das mesmas . Já que são doenças imperceptíveis e quando é costatada geralmente já esta avançada.

Vamos primeiro entender quando a doença se disfarça de saúde.
Malhar demais pode ser um problema tão grave quanto malhar de menos. Às vezes, até pior porque a pessoa que malha demais quase nunca percebe que tem um problema. Problema, aliás, que tem nome: Vigorexia.
Tudo isto é muito mais sério do que se imagina, e a pessoa que apresenta este quadro pode precisar de cuidados psiquiátricos, segundo os psicólogos, psiquiatras e especialistas em Terapia Corporal , é difícil diagnosticar o problema porque ele pode ser mascarado pela questão da saúde.
É comum que as pessoas associem boa saúde a atividade física, o que é meia verdade, porque as atividades devem ser adequadas às condições físicas e à idade da pessoa em questão e seu biótipo, entre outros fatores, e não ser uma busca incessante e exagerada.
Há alguns sinais que podem indicar isso:
- Você gasta mais de 2 horas por dia malhando? Duas horas é o tempo máximo de atividade física diária, que deve ser dividida em parte aeróbica, musculação e alongamento.
- Você sente fadiga extrema?
- Você apresenta lesões recorrentes, nos ossos, ligamentos ou tendões?
- Você tem obsessão por boa forma?
- Você encara a atividade física como purgação (por exemplo: come demais e corre para queimar as calorias depois)?
Se você respondeu "sim" a duas ou mais questões acima, é bom rever suas atividades físicas. Na esfera psicológica, a vigorexia acaba levando a outros problemas, como dificuldades na vida social, afastamento de amigos e depressão.

Moral da história: querer mudar o corpo um pouquinho, melhorar um detalhezinho aqui e outro ali, é normal e completamente saudável. O problema é quando a expectativa é irreal, acabando por prejudicar seu corpo e sua mente.
Aí é hora de parar e repensar seu estilo de vida, e, se necessário, procurar ajuda profissional, como um bom psicólogo ou psiquiatra, sem medo ou vergonha.
Malhar é bom mas como tudo tem limites.
Depois eu volto com a Anorexia.
Abraço

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lazer poder Combater o Sedentarismo


As pessoas ainda tem um certo preconceito sobre lazer e os momentos de ócio que posso explicar melhor nos artigos em frente, mas segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde isso faz bem e combate o sedentarismo, como podem ver no artigo abaixo:

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros que praticam exercícios regularmente aumentou de 15.5% para 16.4% nos últimos quatro anos. Apesar disso, a entidade revela que 26.3% dos brasileiros são sedentários.Para ajudar na compreensão da pesquisa, o professor de educação física e especialista em fisiologia do exercício Carlos Amorim aponta os fatores determinantes do sedentarismo.
“Para classificar uma pessoa como sedentária é preciso examinar a quantidade de atividade física realizada em quatro segmentos distintos: o trabalho, as formas de deslocamento, o lazer e as atividades domésticas”, explica o especialista que percebe as atividades recreativas como um caminho viável para uma vida mais saudável.

“Em particular, tem-se dado bastante relevância ao estudo da participação em atividades físicas durante o lazer”, diz o professor em referência a um recente estudo realizado em Salvador que revelou uma prevalência de 72.5% de sedentários no lazer. Para Carlos Amorim, diversos fatores contribuem para esse resultado: falta de infra-estrutura pública apropriada para a realização de atividade física; hábito de dedicar o tempo livre exclusivamente a atividades passivas; e crescimento do uso do automóvel são alguns exemplos.

“O sedentarismo representa um problema de saúde pública no mundo atual, uma vez que está associado à prevalência de doenças crônico-degenerativas”, observa.Entre as possibilidades encontradas no lazer para a redução dos índices de sedentarismo, o especialista destaca atividades desportivas como a corrida.

Outra opção indicada é a intensificação dos movimentos durante a realização de atividades diárias.“Hábitos simples como caminhar mais durante o dia, lavar o carro, passear com o cachorro e subir escadas evitando o elevador representam benefícios para a saúde, se realizados continuamente”, alerta Amorim.Na avaliação dele, é de fundamental importância que a prática regular de exercícios seja estimulada desde a infância para que o hábito de exercitar-se seja cultivado e mantido por toda a vida. “A escola possui um papel importante no incentivo a estas práticas, bem como o poder público, através da implantação de programas de atividades físicas para a população em ambientes públicos como praças e parques”, conclui.

Isso tudo vem de encontro ao que já comentamos por aqui nas atividades do dia-a-dia e em relação a obesidade das crianças de hoje, mas ainda tem muito assunto aguardem , e vamos se mexer arranque as plihas do seu controle remoto da tv, já é um começo!

Abraço

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Pais Perdem os filhos para a Obesidade.


Há um tempo já que ouvimos falar sobre o problema da obesidade infantil a famosa frase "as crianças obesas de hoje serão os adultos doentes de amanhã".

Sendo assim selecionei alguns artigos sobre o assunto que vou publicando aos poucos como forma de orientação ou mesmo concientização deste problema. Como forma de alerta aos Pais e a população em geral que como educador me sinto na obrigação de falar sobre.


Nos dias atuais, os adventos da chamada vida moderna nos proporcionam muito conforto, mesmo para abrir o vidro de um carro basta apertar um simples botão, os espaços para brincadeiras de criança estão cada dia mais restritos, tanto como conseqüência da urbanização, quanto pelo medo da violência por parte dos pais. As crianças brincam dentro de casa ou dos minúsculos apartamentos em frente aos videogames e computadores, comendo uma tigela de pipoca ou um pacote de bolacha recheada acompanhado de um refrigerante. Os alimentos mais consumidos por elas são industrializados com grande teor calórico e pouco valor nutritivo, ou seja, os hábitos cultivados por esta geração infanto-juvenil convergem para o acúmulo de gordura corporal, desencadeando o sobrepeso e a obesidade em idades cada vez menores.

Depois de instalada, a obesidade deixa portas abertas para outras morbidades, o colesterol, a hipertensão e o diabetes são os mais preocupantes, pois agem de maneira assintomática por um longo período, danificando órgãos fundamentais. E a convivência com uma dessas co-morbidades da obesidade pode provocar sérias complicações com o passar dos anos.
Uma criança obesa aos oito anos de idade, por exemplo, que desenvolve uma complicação associada ao excesso de peso, não irá perceber os sintomas de imediato, mas seus efeitos maléficos certamente estarão presentes, dificultando o funcionamento de órgãos importantes como rins e coração. Essa mesma pessoa quando estiver com quarenta anos de idade, se não tiver mudado seus hábitos, terá sofrido os efeitos da obesidade e suas complicações por trinta e dois anos consecutivos.

Nas gerações passadas onde a vida sedentária não imperava entre as crianças e a oferta de alimentos industrializados não era exagerada, problemas como hipertensão e colesterol alto se manifestavam por volta da sexta década de vida, sendo inclusive, mais facilmente tratados.
Se atitudes práticas não forem tomadas imediatamente, logo estaremos vivendo uma geração onde muitos filhos morrerão antes dos pais em conseqüência de problemas relacionados á obesidade. É realmente chocante, mas também é uma realidade cada vez mais presente na família brasileira. Esse problema no Brasil já é de saúde pública, ações preventivas se fazem necessárias, inclusive por parte dos governantes. A consciência do que se deve fazer para evitar o acúmulo de gordura nas crianças é de conhecimento da população em geral, o que falta são ações efetivamente práticas. A obesidade é um problema comportamental, na grande maioria dos casos, portanto não se pode resolvê-la apenas na teoria e sim com mudanças no comportamento.

Essa mudança de comportamento se dá principalmente a prática de atividade física dessas crianças onde podemos até encontrar a resistência de algumas crianças em ter que sair do conforto da frente do vídeo game do computador e mesmo a televisão, os chamados entretenimentos de tela, para se movimentar e ser a criança que os pais eram antigamente ou seja o que é erradamente consumido em forma calórica pode ser eliminado pelo esporte ou uma atividade física qualquer a qual também combate a preguiça dessa nova geração, mas que se mexam !

Abraço

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como Nasceu esse Blog


Olá a Todos !

Hoje depois de uns dias no ar não venho com artigo e sim com uma historia de como nasceu esse Blog.


Em resumo pois a história e meio longa , no dia 29 de janeiro de 2009 sofri um grave acidente de moto aqui mesmo em Campo Grande, onde um motoqueiro veio a se colidir comigo de frente, imagina moto x moto, ele estava embriagado eu indo dar minha aula de Spinnig (Bike Indoor) das sete da manhã depois de ter gravado um CD para aula muito bom, o acidente foi as seis e quarenta da manhã, eu fraturei boa parte do lado esquerdo do corpo :

1. Fratura exposta da Tíbia;

2. Fratura de Joelho;

3. Fratura de Fêmur e cabeça de Fêmur;

4. Fratura de Bacia , partiu ao meio;

5. Fratura de Clavícula

6. Fratura na mão esquerda.

Ele faleceu, após longos 42 dias de internação e 06 cirurgias na Santa Casa de Campo Grande / MS, agora estou me recuperando em casa, estou com afastamento médico de minhas atividades na Escola onde ministro aulas de recreação/lazer para crianças de 04 a 06 anos e nas Academias onde inclusive uma delas estava com contrato firmado para a Coordenação Geral na semana próxima, sendo assim de acordo com o destino e agradecendo a Deuas todos os dias por estar vivo, para passar o tempo comecei a escrever um diário desde o momento do acidente o qual atualizo até hoje.

Nesse período desde então venho recebendo convites de escrever artigos sobre fitness , qualidade de vida e saúde para sites de esporte, o que adoro, depois sempre que possível amigos ligados ao mundo fitness me pedem conselhos ou mesmo consultas como consultoria sobre algumas ações de retenção de alunos , motivação devido a minha experiência de tanto tempo na área em Campinas minha cidade natal e pelas academias Brasil a fora nada mais nada menos que 20 anos de histórias, aqui em Campo Grande essa área ainda tem muito a crescer as academias estão começando a se modernizar e investir mais na qualidade de prestação de serviço aos alunos, equipamentos e modernização e nessa hora posso dar uma boa ajuda , a minha sorte grande é que no acidente só quebrei os ossos e a parte fisiológica e mental ficou intacta, osso parafusa e calcifica, aprendi essa depois disso tudo.

Passaram alguns mesas e minha esposa comentou sobre a criação de um Blog onde poderia além de publicar meus artigos teria a liberdade de falar sobre vários assuntos a ideia foi amadurecendo até que um dia um amigo proprietário de um dos sites que escrevo me deu a ideia desse Blog e ai a coisa tomou o formato que esta no ar desde o dia 10 de setembro de 2009.

Enfim neste Blog você poderá encontrar assuntos como já comentei acima dicas de filmes , textos motivacionais , asuntos diversos onde poderão me conhecer melhor, de repente acompanhar minha recuperação que ainda tem um bom trecho e ser cumprido e sabe como é com certa liberdade as ideias vão aparecendo e vou passando aqui para vocês , quero que fiquem bem à vontade nos comentários, feed backs e mesmo em algumas perguntas pois isso só fará o blog crescer ter credibilidade e eu poder mensurar o que esta agradando e vendo o que precisam sendo útil de alguma forma, combinado ! ?

Um grande Abraço

Sérgio Novaes

sábado, 12 de setembro de 2009

Saiba que exercícios gastam mais Calorias.




Tarefas do dia-a-dia, como subir escadas, dançar ou jogar boliche com os amigos, também ajudam a gastar calorias. Mas quem pretende queimar gorduras deve optar pelos exercícios aeróbicos, como natação. Abaixo temos relacionados alguns exercícios ou mesmo atividades físicas com seu determinado gasto calórico por tempo e algumas dicas com os cuidados ao praticar e mãos a obra!

Em média, durante os primeiros 15 minutos de exercício, o organismo consome preferencialmente o glicogênio. Depois desse tempo, em geral, a gordura passa a ser consumida em maior intensidade, como forma de produzir energia. O processo depende, entretanto, da natureza de cada atividade e da tolerância do esportista ao exercício. Exercícios que trabalham mais a força muscular, como a musculação, também queimam gordura, mas em menor quantidade. Veja os gastos calóricos de várias atividades.

  • Corrida: 20 calorias por minuto.

Correr durante uma hora em uma esteira queima aproximadamente 600 calorias (leve em conta que você não vai correr durante os 60 minutos ininterruptamente, mas vai variar o ritmo). Entretanto, é bom tomar cuidado com esse exercício, que causa fortes impactos nas articulações e altera a frequência cardíaca. Para iniciantes, é melhor ir devagar e começar pela caminhada ou pelo cooper.

  • Pular corda: 15 calorias por minuto.

Pular corda é um bom exercício para a panturrilha (batata da perna), coxas e ombros (acionados para girar a corda). A prática também ajuda a desenvolver a coordenação motora. Como cuidados, é importante sempre se exercitar com calçados adequados e apoiar todo o pé na "aterrissagem" de cada salto, e não apenas a ponta. As repetições de saltos, se mal feitas, podem lesionar as articulações dos pés e dos joelhos.

  • Vôlei: 15 calorias por minuto.

Esta modalidade é boa para desenvolver força, concentração e coordenação motora, mas apresenta um sério risco para as articulações das pernas, se não forem tomados cuidados básicos, como o uso de calçados apropriados para a prática do esporte.

  • Subir escadas: 14 calorias por minuto.

Não é bem um esporte, mas é uma prática simples imitada por aparelhos de ginástica. Subir escada pode ser considerado um exercício aeróbio, portanto queima gordura. Se você trabalha ou mora no terceiro ou quarto andar de um prédio (até mais, dependendo da sua resistência) experimente abandonar o elevador e subir de escada. Na pior das hipóteses, você vai garantir coxas e um bumbum mais firmes.

  • Futebol: 13,3 calorias por minuto.

Todo mundo (ou pelo menos todos os homens) já bateu uma bolinha pelo menos uma vez na vida. Esporte nacional por excelência, apesar de ter sido oficialmente "inventado" em terras inglesas, o futebol ajuda a desenvolver força, capacidade respiratória, noção de espaço, agilidade e coordenação motora. Os cuidados devem ser tomados no sentido de evitar torções e lesões por impacto nas articulações, muito exigidas em dribles, chutes e corridas. Por ser um esporte de contato físico mais forte, também pode gerar fraturas.

  • Judô/Caratê: 13 calorias por minuto.

As duas modalidades de luta são ideais para quem quer aumentar força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Além de alguns hematomas, pode propiciar torções em caso de falta de cuidado durante a prática.

  • Alpinismo: 12 calorias por minuto.

Entre os chamados esportes radicais, é o que queima mais calorias. Para praticar alpinismo ou a escalada esportiva (denominação relativamente recente para uma vertente do esporte), o atleta terá de contar com muita força, flexibilidade e resistência.

  • Natação: 12 calorias por minuto.

A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.

  • Andar em subida: 11 calorias por minuto.

Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.

  • Tênis: 11 calorias por minuto.

Bom para aumentar a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e capacidade aeróbia, o esporte traz como contra-indicações problemas com torções, desgaste nas articulações e lesões no punho e cotovelo.

  • Cooper: 10 calorias por minuto.

Fase intermediária entre a corrida e a caminhada, o cooper queima mais gordura que simplesmente andar, mas traz muito mais impacto para as articulações, além de forçar bem mais o coração.

  • Andar no plano: 8 calorias por minuto.

Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.

  • Boliche: 7 calorias por minuto.

Jogar boliche não é bem um esporte, mas serve como uma forma divertida de queimar algumas calorias. É bom tomar cuidado com o punho, o cotovelo e o ombro, muito exigidos na hora de lançar a bola na pista, além de usar um calçado adequado para não escorregar e tomar um senhor tombo.

  • Remar: 7 calorias por minuto.

Remar, na água ou em aparelhos de ginástica, trabalha a musculatura dos braços, peito e costas, além de aumentar a capacidade aeróbia. Dependendo de como o exercício é feito, também são trabalhadas as pernas e a região lombar. Para adotar o remo como esporte, é bom prestar sempre atenção na postura (para não ferir as costas) e não forçar demais as articulações dos cotovelos, principalmente.

  • Dançar: 6 calorias por minuto.

A dança não traz contra-indicações, exceto algum tombo ou torção durante a execução de um passo mais extravagante. Além de trabalhar toda parte psicológica como bem estar e auto-estima.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A Pirâmide da Atividade Física

Click na foto para ampliá-la.

Pesquisadores americanos criam esquema mostrando a ordem ideal para a realização das atividades físicas.


Encorajar as pessoas a praticar uma atividade física é algo que exige criatividade. Uma equipe de professores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, deu sua parcela de contribuição nesse sentido. Eles criaram uma pirâmide com a hierarquia das atividades físicas ideais para serem realizadas. A "Pirâmide das Minhas Atividades", como foi batizada, trabalha com proporções. Os degraus vão subindo conforme a quantidade de tempo recomendada para cada atividade, de modo que a inércia - que fica no topo - mereça um espaço mínimo na vida das pessoas.


Na base estão ações que devem ser realizadas com a maior frequência possível, como caminhar, andar de bicicleta e fazer trabalhos domésticos. "Um pouquinho que seja de atividade física já é melhor do que nada", disse o americano Stephen Ball, especialista em fisiologia do exercício e um dos criadores do esquema. No segundo degrau vêm os exercícios aeróbicos. E, mais acima, o fortalecimento dos músculos e o alongamento. A pirâmide feita em Missouri não é a primeira do gênero, mas é a única que condensa as recomendações das Diretrizes de Atividades Físicas para os Americanos, divulgadas no ano passado pelo Departamento de Saúde do governo dos Estados Unidos com o objetivo de combater o sedentarismo.


Sua finalidade é passar a mensagem de que a atividade física deve ser um estilo de vida. "As pessoas podem começar pela base", recomenda Ball. Está assistindo à televisão? Esqueça o controle remoto e levante-se para mudar de canal. A casa necessita reparos? Faça você mesmo! Precisa fazer compras? Vá a pé e carregue as sacolas. Qualquer contração muscular eleva o gasto energético em relação ao repouso, melhorando o desempenho do corpo. "Dar no mínimo dez mil passos por dia, somando todos os deslocamentos da manhã até a noite, já traz benefício.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Musculação x Aeróbios

Quantas vezes você já ouviu que, se quiser emagrecer, devefazer exercícios aeróbios?

Mas, o que você deve ter ouvido pouco é que a musculação pode ser mais eficiente para perder peso do que correr na esteira ou pedalar na bicicleta. Não acredita? Então, preste atenção: Os aeróbios queimam mais calorias do que os exercícios com pesos. O que pouca gente sabe é que o corpo que tem a musculatura desenvolvida queima, naturalmente, muito mais calorias o dia inteiro, e não apenas no momento do exercício.

Vou explicar melhor, caloria é energia. O corpo usa energia para tudo (andar, trabalhar, tomar banho e até dormir). A musculatura desenvolvida precisa de mais combustível para fazer essas atividades, portanto, queima mais calorias.“Os exercícios aeróbios não proporcionam um aumento considerável de massa muscular. Não estimulam os músculos do tronco e dos membros superiores. E, assim que você pára o exercício aeróbio, o metabolismo do corpo desacelera. Então, fazer esteira queima calorias, claro. Mas, assim que você parar a atividade, essa queima cai. Já a musculação aumenta o gasto constante de calorias, acelera o metabolismo e, com uma dieta adequada, você emagrece mais rápido.A literatura explica que é preciso entender que mudando a estrutura ativa do organismo (os músculos) as mudanças do corpo serão mais consistentes. Mas lembre-se que a musculação é uma excelente atividade, mas não faz milagre: “O que controla o peso da pessoa é o que ela ingere. Se a alimentação continuar exatamente a mesma de antes dos exercícios, fica mais difícil emagrecer”. As mulheres em geral tem medo de fazer um trabalho na musculação pelo simples tabu criado que vão ficar musculosas e perder as formas femininas, isso posso adiantar que se fizer um trabalho bem orientado por um profissional de Ed. Física qualificado não vai acontecer, pelo contrário.

A necessidade calórica, basicamente, é determinada pelo funcionamento do cérebro e de todos os músculos do corpo, voluntários e involuntários – como os dos braços e pernas, ou o coração e o sistema digestório, respectivamente. Quando os músculos voluntários não são estimulados, eles têm poucas necessidades calóricas, por isso, pouca comida é suficiente para fazer o corpo funcionar. Quando têm estímulo (com exercícios), a necessidade calórica aumenta bastante. Aconselha-se que a musculação bem feita deve ser praticada no máximo de três a quatro vezes por semana, durante 60 a 90 minutos. Mais do que isso é exagero. Todo mundo pode fazer, a musculação para qualquer pessoa, porém, se for acompanhada por um profissional e depois de realizar os exames para saber como anda a saúde antes de malhar. O bom professor é capaz de adequar um treino de musculação para qualquer pessoa, de acordo com o quadro físico e a idade. Os obesos, por exemplo, muitas vezes sofrem de pressão alta e outras enfermidades causadas pelo excesso de peso. Nesse caso, a prática de exercícios aeróbios elevam ainda mais a pressão, através do aumento da freqüência cardíaca. A musculação proporciona bons efeitos sem alterar os batimentos do coração.

Mas calma aeróbios são bons, sim!

Ninguém está dizendo que os aeróbios não são bons exercícios. O ideal é incluí-los na rotina de atividades. Eles são bem-vindos para quem quer emagrecer, afinal, queimam calorias. E fazem bem à saúde. A musculação foi mitificada há muito tempo e sem fundamento. Até pouco tempo, médicos achavam que professores de musculação eram bárbaros, que iam obrigar seus alunos a tomar anabolizantes . As pessoas consideravam que o esporte era coisa de homem, que jamais deveria ser feito por mulheres e, se os velhinhos praticassem poderiam até morrer. Tudo mito. A verdade é que a musculação é uma atividade saudável e, como qualquer outra, precisa de avaliação médica antes de ser praticada.

Você não gosta de musculação? Tem certeza?

A primeira dica é : Procurar um bom professor.

E agora, preste atenção nos seguintes itens:
  • Respeite os limites do seu corpo. A musculação exige esforço, mas, não exagere!
  • Os pesos devem ser ajustados gradativamente.
  • O programa deve ser alterada pelo professor, de acordo com a experiência do praticante, condições físicas e objetivos.
  • Nada de pegar dicas do seu amigo da academia. Por mais experiência que tenha, ele não é formado em Educação Física e não pode instruir você.
  • Diga ao instrutor qual é seu objetivo (emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar a saúde).
  • Não deixe que o professor te dê uma ficha de treino e te abandone fazendo aquelas séries. Cobre dele explicações sobre o que está fazendo.
  • Veja se o seu programa foi criado especialmente para você. Musculação não é receita de bolo. Deve ser personalizada.
  • Se você estiver desmotivado, diga. É obrigação do professor manter você estimulado. Mas, saiba que o desafio sempre leva você em frente. Não fuja dele.
  • Não esqueça de passar pelo médico antes de começar a puxar ferro.
Um abraço.
Bom Treino !!

domingo, 6 de setembro de 2009

A importância da hidratação


Durante o exercício é preciso evitar a desidratação consumindo uma quantidade de líquidos equivalente a que o organismo perde através do suor.

O consumo adequado de líquidos antes, durante e depois do exercício / atividade física é fundamental para melhorar o desempenho e proteger a saúde e o bem-estar de quem se exercita.

Nosso corpo é formado basicamente de água, que corresponde a 60% do nosso peso. Quando estamos nos exercitando a temperatura do corpo aumenta rapidamente e começamos a suar para liberar esse excesso de calor. Neste processo, perdemos líquidos e sais minerais como sódio e potássio, fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

A reposição dos líquidos e sais minerais é necessária para mantermos o desempenho no exercício, e caso isso não ocorra, é provável que nosso corpo fique desidratado. A desidratação reduz o volume de sangue, provocando o aumento da freqüência cardíaca. Isso ocorre porque o coração precisa bombear maior quantidade de sangue para atender os músculos ativos e órgãos vitais, o que causa a fadiga precoce e um superaquecimento. Durante o exercício é preciso evitar a desidratação consumindo uma quantidade de líquidos equivalente a que o organismo perde através do suor. Isso é difícil de medir então é sempre recomendado que se tome líquidos/ Água antes, durante e depois da atividade física seu organismo agradece.