quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Música para o Coração



Que uma boa música é bom todos nós sabemos, mas o melhor ainda é que faz bem para o coração.

Na pesquisa abaixo relatada podemos ter a certeza disso, segundo um estudo científico a medicina comprova.

Pode ser qualquer ritmo musical basta ser o “seu” preferido para que as emoções positivas venha à tona, fazendo a gente reviver dez, cem, mil vezes uma situação prazerosa, da tal música. Quem nunca ouviu uma música e se lembrou de algo, então!

Um estudo da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, acaba de provar e apresentar para a Associação Americana do Coração que aquelas canções consideradas especiais para um indivíduo têm efeito direto sobre a saúde cardíaca.

Pela a conclusão os pesquisadores resolveram medir por meio de ultrassom, o diâmetro dos vasos sanguíneos no braço de dez voluntários saudáveis e não fumantes logo após uma sessão com suas músicas prediletas. Para isso os participantes tiveram que ficar 15 dias sem ouvir música para um maior resultado do teste.

No dia pré determinado todos levaram suas músicas preferidas para o teste e o resultado foi :
• 26% no aumento do calibre dos vasos, um resultado bastante expressivo.
• Um vídeo da música produz uma dilatação de 19%.
• Uma música estilo heavy metal deixou os vasos 6% mais estreitos e os voluntários, ansiosos.

Acredita-se que esse tipo de estímulo provoque a liberação de substâncias protetoras que reduz a formação de coágulos e o endurecimento das artérias.

Conclusão:
• O aumento do calibre arterial permite que o sangue circule com mais facilidade, o que contribui para abaixar a pressão e levar uma maior quantidade de oxigênio para o corpo todo. Maior a oxigenação das células, melhor o funcionamento do cérebro.
• Aumento de substâncias que regulam a freqüência cardíaca e o stress.
• A música também contribui para a reabilitação de indivíduos que sofreram derrame.

Enfim segundo estudos, de 20 minutos a meia hora de música agradável, várias vezes por semana, já é uma boa pedida. E a sua saúde agradece.

Então que você esta esperando, aumente o som meu !!

Abraço

Fonte: Revista Saúde _ KÁTIA STRINGUETO
Ilustração: ROBERTO WEIGAND

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei essa matéria, eu adoro música, fitness,assuntos relacionados a qualidade de vida. Com certeza já pude comprovar na prática que músicas especiais nos fazem sentir muito melhor e podem nos transportar para determinados momentos especiais de nossas vidas, trazendo à tona até mesmo as sensações, sentimentos, perfumes daquele determinado momento...