terça-feira, 28 de setembro de 2010

Correntes Alimentares



Hoje estudando alguns artigos encontrei essa curiosidade, se assim posso dizer pois para mim é , desculpe a minha ignorância mas até o momento só conhecia dentre as correntes alimentares o Vegetarismo e como aprendi com o estudo o Onivorismo, calma não são palavrões, abaixo passo a vocês toda a corrente alimentar , de repente possam encontrar onde se encaixam.

Que me desculpa a Prof. Paula Pazinatto, mas se ela tivesse passado aqui pelo Mato Grosso do Sul incluiria o "Carnivolismo" rsrs de tanto churrasco que se come nessa terra.

Correntes Alimentares:

  1. Onivorismo: Come-se de tudo.
  2. Vegetarianismo: Alimentação à base frutas, hortaliças, cereais, produtos lácteos e ovos, menos carne.
  3. Vegetalianismo: Frutas, hortaliças, cereais, produtos lácteos, menos ovo.
  4. Vegetarismo: Nenhum produto animal, somente vegetais.
  5. Naturalismo: Alimentos integrais, livres de agentes químicos. Peixes de escama, frango caipira, ovos.
  6. Naturismo: Hortaliças e frutas em forma natural, sem cozimento ou sal.
  7. Frugivorismo: É a alimentação baseada em frutas.
  8. Macrobiótica: Basicamente cerealista, aceita carne de frango e peixe.


Se alguém já conhecia esta corrente tudo bem achei legal passar para todos essa curiosidade, quem não conhecia pode começar a gastar por ai, sabe aquela coisa assim eu sou "naturalismo", cuidado podem achar que você curte uma praia nú !

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é Outra coisa"



Abraço



Fonte de Pesquisa: Profa. Paula Parada Pazzinato

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Célebro Sobrecarregado _ Finalizando.


Pessoal, dando continuidade ao assunto célebro sobrecarregado segue o último Post o final das comparações o último item.
Lembrando que as notas variam de 1 a 5, sendo 1 a combinação que exige menos e cinco a que exige mais esforço de nosso célebro.
Só recordando os assuntos já discutidos foram:
• Trabalhar no Computador e ...
• Fazer Esteira e...

Hoje vamos finalizar com:
Dirigir e...

1. Fumar: Grau de Incompatibilidade 2 - o fumante leva o cigarro à boca com um gesto automático, sendo que assim não precisa refletir sobre o movimento ao volante. Salvo e em algum imprevisto caso caia uma cinza no banco o célebro foca toda a atenção ao reflexo de perigo aumentando o risco de acidente.
2. Ouvir Música: Grau de Imcompatibilidade 2 - esta combinação funciona pois a música ativa o lobo pariental responsável pelas noções espaciais. Como não requer interação o célebro quando há necessidade "desliga" a música. Na estrada a música afasta o sono e ativa o sistema nervoso central.
3. Conversar com o Passageiro: Grau de Incompatibilidade 3 - ao volante a atenção esta voltada em todas direções. Concentrar-se numa conversa exige um esforço dobrado isso diminui a atenção ao trânsito prejudicando o reflexo. Por outro lado o passageiro interrompe a conversa assim que surge um imprevisto ao contrário do que se estivesse ao celular.
4. Falar ao Celular: Grau de Imcompatibilidade 4 - o celular rouba a habilidade das funções celebrais que processa informações visuais responsáveis pela orientação espacial e navegação, havendo uma reduçào de 37% na concentração, podendo ignorar até placas de trânsito, pior que isso é quando se digita mensagem por SMS = a dirigir bêbado.
5. Ver TV digital ou DVD: Grau de Incompatibilidade: 5 - o célebro não é capaz de realizar simultaneamente duas atividades que exigem concentração e reflexão. Além disso a tela oferece estímulos auditivos e visuais tornando mais lento as reações em situações de perigo no trânsito.
Em resumo podemos dizer que o convencional de anos atrás ainda é o melhor , ouvir uma boa música de preferência numa estrada é mais seguro do que dirigir falando no celular ou mesmo vendo TV ou DVD que na época nem existia e ninguém sentia falta não é mesmo!?
Abraço
Editora Abril - Revista Veja ed 2181 - n 36 - 08/09/2010

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Célebro Sobrecarregado - Cont.



Olá Pessoal, conforme prometido na postagem anterior volto dando continuidade as atividades que sobrecarregam o nosso célebro.

Hoje vamos comentar sobre o segundo item o qual é muito utilizado nas academias ou mesmo em casa no caso de ser ter uma esteria particular.


No caso das academias ou mesmo em casa as pessoas costumam fazer outras atividades para a quebra da monotonia , abaixo a relação dessas atividades e como sobrecarregamos nosso célebro pelo seu grau de incompatibilidade, lembrando que as notas variam de 1 a 5, sendo 1 a combinação que exige menos e cinco a que exige mais esforço de nosso célebro.

Fazer Esteira e ...

  1. Ouvir Música: Grau de Incompatibilidade 1 - eis uma combinação que dá certo. São duas atividades passivas que não sofrem interferência uma da outra. Quando a música acompanha o ritmo das passadas na caminhada ou na corrida, ela auxilia a coordenação motora.

  2. Assistir à TV: Grau de Incompatibilidade 2 - são atividades compatíveis porque o célebro e os orgãos do sistema responsável pelo equilíbrio, pois trabalham em conjunto com com o sistema visual. Porém tome cuidado em focar nas imagens da Tv, incluindo as cenas de movimento isso pode comprometer o equilíbrio na esteira.

  3. Falar ao Celular: Grau de Incompatibilidade 3 - conversar ao celular não é uma atividade compatível como assistir Tv, exige todo um processo de reflexào entre o que ouvimos e o que falamos somada a imaginaçào da pessoa do outro lado da linha. Isso torna a atividade motora / equilíbrio mais suscetível a erro.

  4. Ler: Grau de Incompatibilidade 4 - a leitura por si só envolve múltiplas funções cognitivas do célebro como concentração, controle visual, decodificaçào de símbolos, memorizaçã. Imagina isso adicionado ao equilíbrio para a divisão de todas essas tarefas além de prejudicar a sua leitura e a memorização de que esta lendo.

Em resumo podemos sim curtir uma boa música cada um com a sua preferência e vamos deixar a leitura para ser feita com calma numa boa varanda, na rede ou mesmo debaixo de uma bela árvore.

Até a próxima atividade: Dirigir e ...

Abraço

Editora Abril - Revista Veja ed 2181 - n 36 - 08/09/2010

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Célebro Sobrecarregado


Olá Pessoal, mais uma vez venho trazer à vocês um artigo sobre o nosso célebro.
Nos dias de hoje estamos cada vez mais nos adaptando a fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, quem nunca ouvir dizer que "as mulheres" ao contrário dos homens conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo,bem já informo que isso é prejudicial a saúde de nosso célebro independente do sexo.

O nosso célebro é incapaz de dedicar igual atenção a ambas as atividades simultaneamente, uma rouba a atenção da outra, que entra praticamente no modo automático.

Com a ajuda de neurologistas a Veja desenvolveu um ranking de incopatibilidade de atividades do dia a dia. As notas variam de 1 a 5, sendo 1 a combinação que exige menos e 5 a que requer mais esforço de nosso célebro.

As atividades são:
  • Trabalhar no Computador e..
  • Fazer Esteira e...
  • Dirigir e ...

Devido a extensão do assunto dividi os assuntos, hoje falaremos sobre:

Trabalhar no Computador e...

  1. Ouvir Música : Grau de incompatibilidade 2 - a música pode diminuir a capacidade de memorização e aumentar a probalidade de erros. Para quem já se abituou a essa prática o célebro isola o som e a música passsa a ser um ruído ambiente.

  2. Conversar com o colega do Lado: Grau de incompatibilidade 3 - diante do computador a atenção fica focada na tela dificultando atividades paralelas, conversar com alguém do lado principalmente se o assunto não corresponde ao da tela é criado um conflito no lobo temporoparietal responsável pela compreensão da linguagem.

  3. Falar ao telefone: Grau de Incompatibilidade 4 - é praticamente impossível fazer as duas atividades ao mesmo tempo, ambas exigem reflexão e processamento de informações, são assuntos diferentes navegando pela mesma zona de linguagem do célebro um via estímulos visuais e outro pelo sistema auditivo.

Se você se identificou com algumas dessas atividades prepare-se é só o começo no proxímo Post volto com: Fazer esteira e....

Abraço

Editora Abril - Revista Veja ed 2181 - n 36 - 08/09/2010




sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Corrida Vertical



Hoje trago a vocês a mais nova novidade em Atividade Física das grandes cidades, deve ser devido ao trânsito, ser novidade e de fama internacional ou mesmo pela segurança, a Corrida Vertical.

Já imaginou subir 765 degraus de um prédio de 31 andares em menos de quatro minutos? Se você nunca pensou, pois bem foi o que aconteceu em São Paulo –SP no último dia 29 de agosto de 2010 a primeira competição oficial brasileira de Vertical Running, batizada de “Corrida Vertical Brasil”.

O evento contou com a participação de 600 corredores 10 deles internacionais a convite da organização da prova, foi realizado nas escadarias do Edifício Nestlé o prédio é o quinto mais alto da cidade, tem 142 metros de altura, dez mil metros quadrados de projeto paisagístico, mais 19 elevadores que, que por conta dos participantes ficaram sem utilidade. A largada foi dada no térreo com chegada progamada no heliponto do edifício.

Esta etapa brasileira começa a fazer parte do calendário mundial da corrida em “arranha-céus”, "Vertical World Circuit”, ao lado de países como Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Austrália, Taiwan, Espanha e Singapura, incrementando o portfólio de provas internacionais que são realizadas em São Paulo.

Na categoria Masculina Elite foi vencida pelo italiano Marco De Gaspari, com o tempo de 3’29’’, seguido pelo também italiano Fabio Ruga 3’31”, e Viktor Novotny, da Checolosváquia, com 3´35”. Na categoria Feminina Elite, a grande vencedora foi Melissa Moon, da Nova Zelândia, com o tempo de 4’51”, seguida pela italiana Cristina Bonacina 5’07” e, em terceiro lugar, a brasileira Maria Cristina Bernardo, com 5’36”. Ufa uma Brasileira para poder nos representar. Pelas reportagens que acompanhei sabe-se que tivemos de tudo alunos das academias e corredores de rua que treinaram meses para a prova para sentir a diferença entre a corrida horizontal (rua e esteira) para a vertical em escadas.

Os dois vencedores de elite receberam cheque no valor de R$ 2 mil.

Bem se alguém se interessou vamos lá dá tempo de se preparar e treinar para o ano que vem de preferência acompanhado de um Personal .

Abraço