quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cigarro / Tabagismo




Há muito tempo ouço e vejo casos de doenças, morte ou mesmo amputação por causa do uso do cigarro independente da quantidade de cigarros ou maços consumidos pela pessoa uma hora ou outra não tem como a coisa piora e de forma irreversível.

O assunto de hoje é sobre o cigarro / tabagismo / fumantes, um estudo feito por pneumologistas e oncologistas com 6 mil pacientes mostra dificuldade em largar o vício. O hábito de fumar prejudica até mesmo o tratamento, constatou-se num estudo que seis em dez fumantes não abandonam o cigarro mesmo após o câncer ser detectado.

Essa semana um grupo de pneumologistas e estudantes de medicina recolheram bitucas de cigarro na Av. Paulista em São Paulo com o eslogan : "Vamos varrer esta doença".

Para os especialistas, a resistência reforça que o vício do tabaco é um dos mais difíceis de ser combatido. Para as pessoas que já experimentam a seqüela mais grave do cigarro – o câncer – o hábito de fumar é ainda mais nocivo. Sabe-se que as substâncias químicas presentes no fumo, dificultam a cicatrização de pessoas submetidas às cirurgias oncológicas, elevam a pressão arterial e fazem com os medicamentos utilizados na quimioterapia tenham efeito reduzido.

Por conta disso essa semana devido ao Dia Nacional de Combate ao Fumo ( dia 29 de agosto) as sociedades médicas de combate ao fumo intensificam suas ações.

Hoje em dia temos comprovadamente as meninas inicando o fumo antes dos meninos digo isso devido a uma pesquisa feita com adolescente de 15 a 18 anos, onde de 2.889 entrevistados 61% eram do sexo feminino e 31% do sexo masculino.

Abaixo alguns benefícios após a pessoa parar de fumar:
• Após 20 minutos: a pressão e a freqüência cardíaca voltam ao normal
• Após 8 horas: o nível de monóxido de carbono no sangue normaliza
• Após 24 horas: diminui o risco de ataque cardíaco
• Após 48 horas: o olfato e o paladar melhoram
• Após 72 horas: a capacidade pulmonar aumenta em até 30%
• Após 2 semanas: a circulação sanguínea aumenta e caminhar torna-se mais fácil
• De 1 a 9 meses após parar de fumar: há um aumento da capacidade física e energia corporal
• Após 5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou

Após tudo isso posso acrescento a vocês que no meu caso após o acidente e todo quebrado, quando tirei o ilisarov(gaiola) da minha perna após seis meses, comentei com meu médico a demora e ele me disse que se eu fumasse a calcificação demoraria mais seis meses, imagina ficar com aquilo na perna um ano por causa de uma fumacinha....

Então pessoal tenho duas frases para finalizar :

“Vamos varrer essa doença”
“Vamos apagar essa idéia de fumar”
Abraço

Fonte: Fernanda Aranda, iG São Paulo

domingo, 22 de agosto de 2010

Drogas Digitais: e-drogs



Olá pessoal hoje tive que me lembrar de meu avô , que me dizia que a gente morre aprendendo, o texto abaixo relata uma nova droga que esta invadindo os lares e principalmente o público teen e de uma forma que se vendo de longe ou mesmo sendo leigo passa de forma despercebida.

Trata-se de um tipo de droga que é distribuída via internet conhecida como as “i-doses” a droga promete entorpecer por meio de efeitos sonoros.

Já virou modinha entre jovens franceses, as “i-doses” ou “e-drugs” são arquivos de áudio que geram supostos efeitos alucinógenos. Os sons e ruídos, “consumidos” por meio de fones de ouvidos, são baixados ou comprados pela internet. E como não envolvem substâncias ilícitas, as drogas digitais não são proibidas e estão à distância de um clique.

Os supostos efeitos dessas “e-drugs” são baseados na técnica bineural beats. A partir da reprodução de duas frequências diferentes, o cérebro criaria uma terceira para dar equilíbrio.

Cada conjunto sonoro leva um nome e promete efeitos diferentes:
• Alucinógeno,
• Relaxante,
• Energizante
• Entre outros.


Os efeitos são relativos varia de acordo com a sensibilidade de cada um já temos relatos de que há alguns estudantes com a sua e-drog preferida, alguns psicólogos acreditam que essas drogas tem um efeito de autosugestão, como se a pessoa estivesse fumando um cigarro de orégano pensando que é maconha.e achar que algo aconteceu.

Até o momento o que sabemos é que ainda temos várias controversas nessas e-drogs, pessoas que já ouviram e não sentiram nada nem com a compra das mais caras, pessoas que dizem que só dá um efeito relaxante e pode ser usada contra o stress, pessoas que dizem que só dá dores no corpo e nada de alucinógeno.

Enfim eu em particular acredito que não preciso exprimentar nada de novo nesse sentido mesmo porque já denominaram de “droga” e de droga estou fora aqui passei a vocês para um simples conhecimento do que esta rolando no mundo e na tão discutida internet.

Fico com a opinião dos psicólogos que acreditam que isso pode se mais uma da internet e com um fundo mesmo de meditação e relaxamento mas como já batizaram com esse nome que me arrepia só de ouvir continuo ouvindo minha Enya eKenny G , muito mais saudável .

Abraço

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

De Volta de Mais Uma Cirurgia _


Olá à todos meus seguidores , hoje venho registrar mais uma cirurgia que fiz desta vez a colocação de uma Prótese no Quadril uma Artroplastia Total de Qudril a qual abaixo vocês poderão ver o vídeo de como é feita.

No último dia 06 de agosto estava eu de volta a sala de cirurgia após praticamente um ano e meio do acidente para esta tão esperada cirurgia , digo isso pois a mesma foi cancelada por duas vezes, devido a alguns acertos de datas e tudo o mais que envolve o pós cirurgico não é tão simples sair do hospital e estar de volta a cama com todos os cuidados necessários sozinho, é preciso uma estrutura boa de pessoas além de minha grande parceira e esposa (Lisa), minha mãe vindo para Campo Grande e todos envolvidos para o meu bem estar, e estando de volta as muletas e a cadeira de rodas por um período de no mínimo dois meses até a calcificação total da peça ao osso onde é fixado. Mas já me informaram que os cuidados devem durar de 4 a 6 meses.

A parte de fisioterapia já esta em andamento firme e forte desde os primeiros dias do pós cirurgico meu fisio e amigo Juliano Arakaki esteve presente desde a cirurgia para poder ter um acompanhamento desde o inicio para planejar o que me esperava no pós cirurgico.

Confesso a vocês que esta recuperação esta bem mais tranquila do que da primeira vez, primeiro porque estou mais inteiro e isso me deixa dependendo menos das pessoas como fazer a barba, tomar banho e principalmente as idas ao banheiro e acredito que após a retirada dos pontos que não são poucos, vou me movimentar melhor. Sei que a estrada ainda tem um bom trecho a cirurgia do joelho já esta prevista para outubro próximo, mas por enquanto vou me focar nessa recuperação aos estudos da Pós Graduação que estou fazendo à distância e depois penso no joelho, só sei que já posso contar uma a menos yesss !

Agradeço à todos que novamente estão nesse processo como Lisa, Mãe, Silvinha, Dário, Guizão, Juliano, enfim todos e aos novos como meu novo parceiro Marcelo enfermeiro que todo dia faz a troca do curativo e acompanha o desenvolvimento da cicatrização, pressão arterial e uns bons papos.

Depois volto com artigos.
Abraço

terça-feira, 17 de agosto de 2010

20 Trocas que Valem a Pena



Hoje finalizo as 20 Trocas que Valem a Pena , as duas últimas 19 e 20 , sobre o chá e a cebola, eu mesmo confesso que o chá mate ganha do chá de ervas e não só pela tradição e as ortaliças de cor roxa mandam muito bem na saúde principalmente no colesterol.


19 - CHá DE ERVAS POR CHá-MATE

Não é campanha contra a receita da avó, mas as infusões à base
de camomila e afins perdem feio para o mate se o assunto é
colesterol. Que o digam cientistas da Universidade Federal de Santa
Catarina, que avaliaram as propriedades dessa erva típica do sul do
país. “Notamos uma queda de 8,5% nos níveis de LDL em voluntários
com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que
tomavam remédios para abaixar o colesterol”, conta o farmacêutico
Edson Luiz da Silva, que liderou a pesquisa. A proeza vem das
saponinas, moléculas presentes no mate. “Elas diminuem a absorção
do colesterol no intestino, favorecendo sua excreção pelas fezes”,
explica.


20 - CEBOLA BRANCA POR CEBOLA ROXA

Essa troca pode ser estendida à alface e ao repolho: prefira sempre
o roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o
colesterol, a antocianina. “Experimentos feitos em animais no nosso
laboratório mostraram que ela reduz consideravelmente a
concentração da gordura no sangue”, conta a professora Tânia
Toledo de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa. “A
substância inibe uma enzima que participa da síntese de colesterol
no fígado, além de aumentar sua eliminação do organismo.”
Morangos e cerejas, saiba, também são reservas de antocianinas.

Espero que tenham gostado das Trocas e cuidem um pouquinho mais da saúde, hoje como estou sei o quanto isso é importante depois de tantas cirurgias haja saúde!


Abraço



sábado, 14 de agosto de 2010

20 Trocas que Valem a Pena



Olá pessoal , hoje depois de um tempo de postagem, devido a mais uma cirurgia, agora de Prótese Total de Quadril, pois a cabeça do fêmur depois de praticamente um ano e meio não teve a sua calcificação completa, sendo assim lá fui eu para o centro cirurgico. Na próxima postagem devo postar para vocês como é feito este procedimento, ok.


Abaixo dando continuidade as 20 Dicas que Valem a Pena, segue a troca do tipo de queijo e a forma de fazer uma pipoca com mais atenção a sua Saúde.


17 - QUEIJO PELO TOFU

A intenção não é jogar mais pedras sobre o parmesão, o
provolone e até o minas, mas abrir espaço ao tofu, que é feito de
soja. Ele é uma preciosidade porque concentra o que o grão tem de
melhor: proteínas e isoflavonas. “A proteína da soja aumenta a
atividade de receptores que colocam o LDL para dentro das células e
inibe a principal enzima responsável pela produção de
colesterol”, explica a nutricionista Nágila Damasceno, da Faculdade
de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. E as isoflavonas
não só potencializam a queda do LDL como evitam sua oxidação.


18 - PIPOCA DE MICRO-ONDAS PELA DE PANELA

Faz toda a diferença investir um tempo a mais para estourar o milho
no fogão. “É uma forma de controlar a quantidade de gordura no
preparo, porque no produto de micro-ondas ela já é fixa”,
argumenta a doutora em ciência dos alimentos Maria Cristina Dias
Paes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Sete Lagoas,
no interior de Minas Gerais. A versão que ganha na praticidade perde
pontos porque carrega ácidos graxos saturados e trans. “Na panela,
dá para usar um óleo mais saudável, como o de canola”, diz
Cristina. Daí, você aproveita as fibras do milho, deixando seu
colesterol em paz.

Sei que essas dicas de hoje vem de encontro ao costume que já temos em relação ao queijo e a praticidade em se falando de como fazer a sua pipoca, enfim pensando na Saúde até que vale a pena tentar não é mesmo?!


Abraço