terça-feira, 9 de novembro de 2010

Maratona x Coração




Correr uma maratona faz mal ao coração, diz estudo.

No último domingo dia 07.11.2010 tivemos a maratona de Nova York com milhares e pessoas participando o pessoal da elite das maratonas e os demais participantes muitos com o objetivo de simplesmente chegar como o chileno sobrevivente da mina resgatado pela Fenix que fez a prova em praticamente 5 horas.

Mas o que trago aqui a todos vocês é um estudo onde mostra o quanto uma maratona faz mal ao seu coração fisiologicamente falando como em tudo há as excessões no caso dos atletas de alto nível em relação ao que podemos dizer simples mortais , aqui passo a vocês os últimos estudos que foram divulgados.

Correr uma maratona pode machucar o coração, segundo um estudo que acaba de ser apresentado no Congresso Cardiovascular Canadense que terminou no último dia 27/10/2010.

A pesquisa, da Universidade Laval, no Canadá, examinou 20 corredores amadores saudáveis algumas semanas antes e 48 horas depois de uma prova. Foram feitos testes de esforço, de sangue e ressonância magnética.

Os exames mostraram alterações no bombeamento sanguíneo e na oxigenação do coração, além de microlesões e inchaço no órgão.

Os piores resultados foram de pessoas com menor índice de absorção de oxigênio pelo teste VO2. Três meses depois, os exames foram repetidos e as alterações tinham desaparecido.

O médico canadense Éric Larose, um dos autores do estudo, disse que, apesar de reversíveis, as mudanças observadas estão associadas à ocorrência de eventos cardiovasculares.

Segundo o médico Daniel Arkader Kopiler, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, o esforço de uma maratona causa um processo inflamatório reversível, mas preocupante.

"Há a destruição de células do coração e a liberação de enzimas. Isso pode facilitar o surgimento de lesões."

Para o médico Antonio Sergio Tebexreni, professor da Unifesp, em amadores, há uma maior possibilidade de surgirem pequenos coágulos e microlesões no órgão.

"Quanto maior o preparo físico, melhor vai ser a circulação cardíaca e o aproveitamento. O coração trabalha menos para produzir a mesma quantidade de energia."

Concluimos então que para se encarar uma maratona que são 42.195 m o preparo físico tem que ser como diz de gente grande não é de uma hora para outra que pronto vou correr uma Maratona, vá com calma se for iniciante vá pelo evento e pelo lugar como turista, pegue a sua camiseta do evento e divirta-se, correr pode mas num determinado momento saiba seu limite e continue seus treinos para um dia conseguir terminá-la.

Abraço

Fonte: Portal da Ed. Física _ folha.com

Nenhum comentário: