sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Amizade = Saúde / Vida !




Dez minutos com um amigo afia a memória, o raciocínio e a concentração.

Que uma boa conversa com um amigo, descarregar os problemas do dia a dia ou mesmo desestressar faz bem, todos já sabemos ainda mais se for acompanhado de um choppinho básico. O que trago para vocês hoje é que isso que já sabemos foi comprovado cientificamente.

Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) afirmam que dez minutos de conversa com um amigo vão ajudá-lo. “Um simples contato com ele traz benefícios mentais”, afirmou Oscar Ybarra, coordenador do trabalho. Os pesquisadores analisaram o desempenho de 192 estudantes diante de questões que exigiam boa memória, autocontrole e concentração. Observaram que após dez minutos de contato social , eles apresentavam uma performance muito melhor. Ao contrário, não demonstraram melhora logo depois de contato com pessoas com as quais as conversas haviam ganhado um tom mais de competição do que de cooperação.

O estudo é o mais recente de uma linha crescente de investigações sobre o efeito das relações sociais para a saúde. Na Brigham Young University (EUA), por exemplo, os pesquisadores constataram que manter uma boa rede social tem uma influência positiva sobre a expectativa de vida, comparável a de largar o cigarro ou sair da faixa da obesidade. A partir disso, foram capazes de determinar que redes sociais sólidas fazem as pessoas ter até 50% menos chance de morrer prematuramente.

Ter amigos ameniza os efeitos do estresse. “Nada como o abraço de um amigo para baixar o nível dos hormônios que causam a sensação de estresse”, considera Denise Ramos, da PUC/SP.
Enfim esta comprovado cientificamente que ter amigos é tudo de bom não só pela amizade e companhia mas fisiologicamente falando.

Para o seu próprio bem e sobrevivência conserve seus Amigos!

Abraço
Fonte: Portal da Educação Física .

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Maratona x Coração




Correr uma maratona faz mal ao coração, diz estudo.

No último domingo dia 07.11.2010 tivemos a maratona de Nova York com milhares e pessoas participando o pessoal da elite das maratonas e os demais participantes muitos com o objetivo de simplesmente chegar como o chileno sobrevivente da mina resgatado pela Fenix que fez a prova em praticamente 5 horas.

Mas o que trago aqui a todos vocês é um estudo onde mostra o quanto uma maratona faz mal ao seu coração fisiologicamente falando como em tudo há as excessões no caso dos atletas de alto nível em relação ao que podemos dizer simples mortais , aqui passo a vocês os últimos estudos que foram divulgados.

Correr uma maratona pode machucar o coração, segundo um estudo que acaba de ser apresentado no Congresso Cardiovascular Canadense que terminou no último dia 27/10/2010.

A pesquisa, da Universidade Laval, no Canadá, examinou 20 corredores amadores saudáveis algumas semanas antes e 48 horas depois de uma prova. Foram feitos testes de esforço, de sangue e ressonância magnética.

Os exames mostraram alterações no bombeamento sanguíneo e na oxigenação do coração, além de microlesões e inchaço no órgão.

Os piores resultados foram de pessoas com menor índice de absorção de oxigênio pelo teste VO2. Três meses depois, os exames foram repetidos e as alterações tinham desaparecido.

O médico canadense Éric Larose, um dos autores do estudo, disse que, apesar de reversíveis, as mudanças observadas estão associadas à ocorrência de eventos cardiovasculares.

Segundo o médico Daniel Arkader Kopiler, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, o esforço de uma maratona causa um processo inflamatório reversível, mas preocupante.

"Há a destruição de células do coração e a liberação de enzimas. Isso pode facilitar o surgimento de lesões."

Para o médico Antonio Sergio Tebexreni, professor da Unifesp, em amadores, há uma maior possibilidade de surgirem pequenos coágulos e microlesões no órgão.

"Quanto maior o preparo físico, melhor vai ser a circulação cardíaca e o aproveitamento. O coração trabalha menos para produzir a mesma quantidade de energia."

Concluimos então que para se encarar uma maratona que são 42.195 m o preparo físico tem que ser como diz de gente grande não é de uma hora para outra que pronto vou correr uma Maratona, vá com calma se for iniciante vá pelo evento e pelo lugar como turista, pegue a sua camiseta do evento e divirta-se, correr pode mas num determinado momento saiba seu limite e continue seus treinos para um dia conseguir terminá-la.

Abraço

Fonte: Portal da Ed. Física _ folha.com

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Energéticos - Perigo a Saúde!



Hoje a ler a Veja desta semana me assustei com uma matéria que li e passo a vocês por ser de suma importância a saúde. Em primeiro lugar é um alerta aos consumidores de energéticos para manter-se acordado, dar um gás a mais no treino como já vi, os próprios médicos e profissionais que enfrentam plantões ou mesmo prolongar as horas de balada noite a fora e em segundo lugar um alerta importantíssimo a sua saúde a médio e longo prazo, como sempre, depende do organismo de cada um.

Ao contrário do famoso cafezinho esses energéticos possuem outras substâncias além da cafeína que abaixo passo a vocês o que ocorre fisiologicamente no organismo estas substâncias a mais.

A cafeína por si só trabalha como um estimulante ao Sistema Nervoso Central (SNC), bloqueando a ação da adenosina uma espécie de calmante produzida pelo célebro ao mesmo tempo eleva os níveis de dopamina, adrenalina e noradrenalina outras substâncias excitatórias.

Além desse efeito tendo como base a cafeína as outras substâncias encontradas nos energêticos são a taurina e o carboidrato. A primeira é um aminoácido encontrado em peixes, frutos do mar, aves e carne bovina tem uma função antioxidante no organismo. Os carboidratos encontrados em massas e doces são são a principal fonte de energia do corpo.

Pronto a fórmula cafeína + taurina + carboidratos = Pontencialização e aumento da "sensação" de disposição e bem estar.

Como dizia o velho ditado "Tudo em excesso prejudica a saúde" , há um caso na reportagem onde um empresário da noite por consumo excessivo de energéticos passou 3 dias em uma UTI. Ele consumia até 15 latas de energéticos por dia isso durante 2 anos há casos onde uma dose bem menor uma lata já se identificou um aumento na frequência cardíca.

Os riscos são:

1. Tremores nas mãos
2. Arritmia
3. Náusea
4. Insônia
5. Ansiedade
6. Euforia

Na reportagem encontramos os energéticos mais utilizados como:

1. Bebidas Energéticas
2. Energéticos em Capsúlas
3. Guaraná em Pó
4. Ginseng

Enfim cuidado com os energéticos antes pense o porquê você esta se utilizando dele e pense na sua saúde!

CUIDADO!

A sensação pode se tornar uma dependência.


Abraço

Fonte: Revista Veja, Ed 2189 - ano 43- n 44 - pág 116/118.