![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguKTeqhcDNqWagWRTCuzQ-4m4JM1eDPqTIjXorzOUSn5YQNQRnD5uYlolBGF9qOpNCIlAUDIcY7SppYbn1plnByp42bR6CDeDB13UPXfhFgV2_NOaGS_y-lvUijueIEY-sUBTvNeMLFwI/s200/relogio1.jpg)
Pronto novamente estamos no horário de verão, para uns muito bom para outros horrível, mas ambos tem que acertar o seu relógio biológico, o relógio foi adiantado em uma hora isso significa que no relógio digital ou mesmo mecânico quando toca 6 horas da manhã esta certo mas o seu biológico ainda não, porque mesmo!?
O termo relógio biológico é uma metáfora para uma parte do cérebro responsável pelo controle dos ritmos biológicos (chamados circadianos, que são ritmos com duração de 24 horas). É ele que regula os horários de dormir, acordar, comer e também outras atividades do corpo como esvaziar os intestinos e a bexiga e produzir hormônios como a melatonina, o cortisol e o hormônio do crescimento.
É também por causa dele que mudanças bruscas de horário, como mudança para o horário de verão, voltar ao trabalho ou às aulas depois das férias, e viagens com troca de fuso horário, não são fáceis. Isso acontece porque o corpo se mantém no horário anterior, fazendo com que os relógios (o mecânico e o biológico) saiam de sincronia.
Como qualquer relógio, o relógio biológico também pode ser ajustado. Naturalmente o corpo se acostuma com as mudanças e o relógio biológico se adapta aos novos horários. Mas isso demora cerca de uma semana (algumas pessoas podem demorar mais tempo, ou menos) e é preciso manter uma rotina para que o organismo se acostume.
Temos uma dicas dada pelos cientistas uma delas é de dormir mais mais cedo evitando a sonolência no dia seguinte a outra dica é a exposição a Luz, principalmente pessoas com dificuldade de dormir tarde e acordar cedo, recomendam a exposição à luz solar ou mesmo artificial como o melhor modo para ajustá-lo.
Para finalizar os cientistas dizem que o corpo possui vários mecanismos homeostáticos, como o aumento da produção de suor em ambientes quentes, o que provoca a diminuição da temperatura do corpo. O sono é uma resposta do organismo que acumulou muitas horas de vigília (período em que se manteve acordado).É por isso que, mesmo a luz sendo o maior regulador do relógio biológico, o corpo ainda possui um ciclo de 24 horas independente se está claro ou escuro.
"Mesmo se estivermos em uma rotina constante, sob a mesma intensidade de luz, ainda temos o ciclo de 24 horas e a necessidade de dormir", explica o neurologista Flávio Aloé, coordenador do Centro Interdepartamental de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas da USP.
Concluímos então que apesar das divergências científicas fico com a opção de se manter a rotina seguindo o novo horário do Relógio mecânico mesmo e após uma ou duas semanas o nosso Relógio Biológico esta acertado e com a vantagem do Happy Hour tem um pôr do sol mais longo...
Abraço
Concluímos então que apesar das divergências científicas fico com a opção de se manter a rotina seguindo o novo horário do Relógio mecânico mesmo e após uma ou duas semanas o nosso Relógio Biológico esta acertado e com a vantagem do Happy Hour tem um pôr do sol mais longo...
Abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário