quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sabores x Personalidade




Após lerem este artigo começarão a pensar o que você come e o que vão pensar de você e ou melhor você vai começar a observar o que as pessoas comem.

De hoje em diante, quando alguém lhe abordar dizendo "Diga-me o que comes e te direi quem és", pense bem no que vai responder. Segundo pesquisadores italianos, a preferência por doce ou salgado e até a predileção por sorvete de casquinha ou picolé podem revelar características da personalidade.

Segundo o psicólogo italiano Fernando Dogana, gostar mais de alimentos salgados ou adocicados é algo que tem início nos primeiros anos de vida.

Em um estudo, ele observou que apreciadores de doces possuem características mais ligadas à criança. “Esse perfil psicológico pode estar preso às orientações infantis, fato que confere maior dificuldade para dar o salto evolutivo em direção à maturidade”, relata o autor.

Outra peculiaridade apontada pela pesquisa foi a maior prevalência de códigos tidos como femininos nas condutas de quem prefere chocolate a picanha: dependência, busca por ambientes acolhedores e protetores, capacidade de compartilhar, tendência à introversão e inserção em relações de conforto recíproco. Para eles, afirma Dogana, “a alimentação tem importância afetiva e o prazer consequente é reconhecido como uma sensação intensa, mas tranquila; envolvente, porém associada à transgressão e regressão infantis”.

Já os amantes do salgado, segundo os resultados, são indivíduos detentores de grande energia. A tendência é que sejam mais assertivos, dinâmicos, extrovertidos e empreendedores. Parecem ter um comportamento racional/funcional em relação à própria alimentação e o prazer à mesa depende da presença de estímulos fortes. “Nos relacionamentos interpessoais, são seguros de si, autônomos e sua franqueza beira à agressividade”, complementa.

A pesquisa contou com 300 homens e mulheres, de 15 a 50 anos. Além disso, o gosto de qualquer pessoa pode se modificar diante de alterações no organismo, como explica Dogana. Exemplo disso é alteração da percepção dos sabores em decorrência de um resfriado. "A gravidez é outro estado no qual o desejo por alimentos nunca apreciados pode se manifestar”, lembra.
Pode-se concluir que as pessoas se identificam , se entregam pela comida e as grávidas se não estivessem com desejo em determinados desejos nem comeriam o que desejam, deve ser daí que surgiu a frase “vai nascer com a cara de ...!”

Abraço e bom apetite !
Fonte de pesquisa UOL.com.br _

Nenhum comentário: