quinta-feira, 29 de abril de 2010

Porque é Dificil Ganhar do Sedentarismo!



Finalizando o assunto sobre o Sedentarismo que dei inicio no artigo passado, hoje trago a vocês o porquê é tão difícil de vencê-lo. Podendo assim compreender melhor o porquê da pessoa sedentária mesmo sabendo do mal que faz a sua saúde, como ilustra a figura ao lado (click p/ ampliá-la), vive em constante briga com seu corpo ou melhor com seu célebro. E chega a inventar desculpas para não querer acreditar que ainda NÃO consegue vencer o seu próprio EU e sai aquela famosa frase , “Segunda eu começo!”

Quando a pessoa sedentária pensa em iniciar a prática de uma atividade física sente uma certa dose de resistência, algum estresse e, muitas vezes, repulsa por esta mudança de comportamento.

E você sabe que isso ocorre por causa da amígdala cerebral? Sim ela é responsável pela manutenção da rotina, pela repetição dos hábitos e por assegurar que você não mude.

Esse mecanismo primitivo foi importante há 10 mil anos, quando a oferta alimentar era escassa e ter um comportamento de poupar energia era um diferencial para a sobrevivência, ou seja, é uma programação para evitar o estresse, a dor, defender-se de incertezas, resistir às mudanças, gerando a rotina. A amígdala cerebral emite constantemente sinais de que se não há mudanças não há preocupações.

Porém, sabemos que hoje a realidade é muito diferente, temos uma oferta alimentar imensurável e muito estresse, uma somatória perfeita para que a amígdala cerebral envie mais sinais de repulsa a mudanças. Por isso, é muito comum ouvirmos de indivíduos sedentários crenças limitantes como “eu já estou cansado de tanto trabalhar e se eu treinar ficarei mais cansado ainda”, um erro de comportamento comum e induzido por nosso sistema cerebral mais primitivo.

Superar esta barreira é muito simples: lembre-se que a amígdala cerebral, quer evitar dor e sofrimento. Portanto, faço a seguinte pergunta: se você continuar sedentário, com hábitos que não geram saúde, qual será a sua realidade daqui há cinco, dez ou até mesmo 20 anos? Como e com quem você estará vivendo? O que você perderá sendo sedentário? Esta questão é a chave para a sua mudança. Enquanto você lê este texto, seu cérebro já deve estar pensando em quando você iniciará a prática da atividade física, afinal você quer ter longevidade.

Domine os seus impulsos primitivos e faça uma imagem mental de como estará a sua vida em dez anos se você adotar, agora, hábitos promotores de saúde e longevidade você terá uma outra vida dormindo melhor sem falar da qualidade.
Então o que esta esperando dê logo um CHUTE nessa sua Amígdala Cerebral !
Abraço
Fonte de Pesquisa : Portal da Ed. Física _ Por Giulliano Esperança

domingo, 18 de abril de 2010

Sedentarismo _




Depois de um tempo longe dos postes voltei com tudo, hoje venho alertar sobre o grande problema do sedentarismo das pessoas mais a frente vou iniciar uma série de artigos onde vou começar a expor o problemas que isso traz a saúde das pessoas, mas no inicio venho aqui divulgar uma pesquisa que me assustou em relação a isso e passo a vocês.

Todos nós sabemos o quanto é bom estar sossegado sentado no sofá de sua casa assistindo uma tv sem nada pra fazer, mas se isso se tornar um hábito ou mesmo um vício, cuidado você pode estar sendo classificado na pesquisa de sedentários do País.
Menos de 15% dos brasileiros praticam atividade física com regularidade.

Apenas 14,7% dos brasileiros praticam atividades físicas com a regularidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a qual deveria ser de 30 minutos diários, cinco vezes por semana, indica pesquisa divulgada nesta na semana passada , pelo Ministério da Saúde.

O estudo também mostra que chega a 16,4% o índice de sedentarismo no país - porcentual de pessoas que não fazem nenhuma física, nem mesmo durante o deslocamento para o trabalho ou na limpeza da casa.

Nos períodos de descanso, os dados indicam que é a televisão o que mais distrai o brasileiro - 25,8% dos adultos passam pelo menos três horas em frente à TV durante cinco dias da semana ou mais. "É um lazer sedentário", avaliou a coordenadora-geral de Doenças a Agravos Não Transmissíveis do ministério, Deborah Malta.

Para ela, os níveis representam um alerta, sobretudo se for considerado o baixo consumo de frutas e hortaliças e a elevada ingestão de carnes gordurosas e refrigerantes.

No vídeo abaixo podemos ver que essa preocupação é mundial , pois mesmo em tom de humor uma marca famosa de artigos esportivos mostrou o quanto devemos combater o sedentarismo.

Então pessoal ... SAI DO SOFÁ !!

Abraço