domingo, 28 de fevereiro de 2010

Corrida e musculação, uma parceria perfeita!



Muitos anda tem a famosa dúvida corrida antes ou depois da musculação , abaixo podemos ver que isso vai depender do objetivo da pessoa.
A dobradinha corrida e musculação é benéfica tanto para quem quer perder peso quanto para aqueles que procuram ganhar massa muscular.

A combinação das duas atividades depende, principalmente, do que se quer obter. Se for para perder gordura, o melhor é fazer séries nos aparelhos para depois emendar um treino intervalado (de corrida). Já se a pessoa busca ganhar massa magra (músculos), o ideal é que corra em dias diferentes dos escolhidos para a musculação, essa é a orientação dos especialistas.

Outro ponto a ser observado durante o exercício é o controle dos batimentos por minuto (bpm) do coração. Isso é fundamental para definir a faixa de intensidade do exercício Já para quem procura ganhar massa magra, o ideal é correr de cinco a 10 minutos na esteira, apenas para aquecer, antes de fazer musculação. E nos dias em que não tiver sessões de musculação, correr de 30 a 40 minutos. Assim, não sobrecarrega os músculos nem se arrisca a perder resistência e a massa magra, tão difícil de ser conquistada.

Como ênfase podemos dizer que : Para quem quer emagrecer, o melhor é priorizar o treinamento na esteira, onde conseguirá um rendimento melhor na parte aeróbica, e complementar o treinamento na musculação, Já se o desejo for por ganho de massa muscular e aumento de potência, deve primeiro fazer musculação, que provocará a produção do ácido láctico e inibirá a queima de gordura.

Lembrando que, além de definir a faixa de intensidade do exercício, o controle do bpm é fundamental para regular o ritmo da atividade. A partir de 65%, a pessoa está na zona de queimar gordura eficiente. Passar dos 85% é entrar na área de risco, onde, em vez da gordura, o organismo passará a queimar carboidrato e até mesmo proteína (fibras musculares).

Exemplo

Uma pessoa com 37 anos tem a FCmax (220 – 37) de 183 bpm. Logo, sua faixa de leve é de 119 bpm e de treino intenso, 155 bpm.

Bom Treino !

Abraço



Fonte de Pesquisa : Correio Brasiliense.com.br - Ananda Rope

Nenhum comentário: