domingo, 28 de fevereiro de 2010

Corrida e musculação, uma parceria perfeita!



Muitos anda tem a famosa dúvida corrida antes ou depois da musculação , abaixo podemos ver que isso vai depender do objetivo da pessoa.
A dobradinha corrida e musculação é benéfica tanto para quem quer perder peso quanto para aqueles que procuram ganhar massa muscular.

A combinação das duas atividades depende, principalmente, do que se quer obter. Se for para perder gordura, o melhor é fazer séries nos aparelhos para depois emendar um treino intervalado (de corrida). Já se a pessoa busca ganhar massa magra (músculos), o ideal é que corra em dias diferentes dos escolhidos para a musculação, essa é a orientação dos especialistas.

Outro ponto a ser observado durante o exercício é o controle dos batimentos por minuto (bpm) do coração. Isso é fundamental para definir a faixa de intensidade do exercício Já para quem procura ganhar massa magra, o ideal é correr de cinco a 10 minutos na esteira, apenas para aquecer, antes de fazer musculação. E nos dias em que não tiver sessões de musculação, correr de 30 a 40 minutos. Assim, não sobrecarrega os músculos nem se arrisca a perder resistência e a massa magra, tão difícil de ser conquistada.

Como ênfase podemos dizer que : Para quem quer emagrecer, o melhor é priorizar o treinamento na esteira, onde conseguirá um rendimento melhor na parte aeróbica, e complementar o treinamento na musculação, Já se o desejo for por ganho de massa muscular e aumento de potência, deve primeiro fazer musculação, que provocará a produção do ácido láctico e inibirá a queima de gordura.

Lembrando que, além de definir a faixa de intensidade do exercício, o controle do bpm é fundamental para regular o ritmo da atividade. A partir de 65%, a pessoa está na zona de queimar gordura eficiente. Passar dos 85% é entrar na área de risco, onde, em vez da gordura, o organismo passará a queimar carboidrato e até mesmo proteína (fibras musculares).

Exemplo

Uma pessoa com 37 anos tem a FCmax (220 – 37) de 183 bpm. Logo, sua faixa de leve é de 119 bpm e de treino intenso, 155 bpm.

Bom Treino !

Abraço



Fonte de Pesquisa : Correio Brasiliense.com.br - Ananda Rope

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tendência a Obesidade .




Estudo diz que tendência à obesidade costuma ser definida antes dos 2 anos.
A uns artigos atrás mencionei sobre a preocupação da obesidade infantil que a cada dia mais preocupa as autoridades internacionais e temos um número crescente no Brasil , hoje trago uma nova pesquisa Americana sobre este asunto.
Segundo pesquisa americana, dieta inadequada e a introdução de alimentos sólidos cedo demais podem contribuir para ganho de peso, a pesquisa indica que a tendência à obesidade é definida antes dos dois anos de idade.

O estudo com mais de cem crianças e adolescentes obesos, publicado na revista médica Clinical Pediatrics, descobriu que mais da metade deles já estava acima do peso antes dos dois anos. Antes dos cinco anos, 90% deles já demonstravam sinais de obesidade.

Um quarto deles já estava acima do peso aos cinco meses de idade.

Apesar de as razões para o ganho de peso excessivo na infância e adolescência ainda não serem conhecidas, os pesquisadores dizem que alguns fatores que contribuem para isso são uma dieta inadequada, a introdução de alimentos a bebês muito cedo e a falta de exercício.

Hábitos alimentares

Os cientistas também dizem que as preferências alimentares já podem estar definidas entes dos dois anos de idade e que pode ser difícil modificar os hábitos das crianças mais tarde.

Segundo o coordenador do estudo, John Harrington, da Eastern Virginia Medical School, os resultados devem chamar a atenção dos médicos.

"Frequentemente, os médicos esperam que haja complicações médicas antes de começar o tratamento", diz ele.

"Fazer com que pais e crianças mudem hábitos arraigados é um desafio monumental, repleto de decepções. O estudo indica que pode ser necessário discutir ganho de peso inapropriado no início da infância para que haja uma redução significativa na atual tendência de obesidade."

Esta pesquisa só vem a comprovar aquela antiga história de que se a criança desde cedo for acostumada a tomar Coca-Cola , nunca vai gostar da Pepsi, por exemplo, são os chamados paladares da infância.

Enfim podemos concluir que uma boa alimentação , hábitos saudáveis e exercícios físicos regularmente faz bem desde muito cedo.


Abraço

Fonte de Pesquisa BBC

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Esteira Desafia a Gravidade!


Esteira desafia a gravidade maximizando os treinos de corrida.
Sempre trazendo para vocês o que há de novidade no mundo fitness, hoje venho com uma super notícia para quem gosta de uma boa corrida na esteira.

Já e em uso em algumas academias e clinicas nos Estado Unidos uma super esteira que proporciona um treino antigravidade, veja abaixo como ela funciona e o que traz de benefício ao corpo enquanto você corre.

Desafiando a Gravidade: A Alter G, é a primeira esteira de corrida com um revolucionário sistema antigravidade - que elimina até 80% do peso do corpo. É como correr nas nuvens.

Sem peso: veja na figura que há uma peça de borracha que envolve da moça? Ela abraça e sustenta o corpo - fazendo com que você corra com até 80% menos peso. É o equivalente a correr na Lua. Só que como a máquina evita que você saia voando e perca contato com chão, dá para correr a toda velocidade.

Sem dor: o sistema antigravidade praticamente elimina o impacto da corrida sobre os joelhos, tornozelos, planta dos pés e outros pontos do corpo que normalmente são machucados pela corrida. A esteira é compatível com pessoas de 40 a 180 kg ,acabou a desculpa para não se exercitar, devido ao peso.

Mais depressa: a esteira foi criada para ajudar na reabilitação de atletas profissionais e pessoas machucadas - mas também é ótima para quem não tem problema nenhum. Como elimina o estresse nas pernas, ela permite correr mais rápido e por mais tempo, para desenvolver o sistema cardiovascular.

E com várias opções: ir em linha reta não é tudo. A máquina permite correr para trás a até 16 km/h (para fortalecer a panturrilha) e também tem inclinação de até 15 graus.

O Preço desse conforto todo : A Esteira Alter G, sai pela bagatela de R$ 43.000,00.
Que eu saiba ainda não temos no Brasil , mas como as Academias estão cada vez mais nos trazendo tecnologia daqui a pouco podemos encontrar uma dessas.

Para mais informações se interessou tem até um filminho bem explicativo no site, www.alter-g.com.

E bom treino!!
Abraço

Fonte: Revista Super Interessante